porCésar Neto
fontePlataforma
a 29 AGO 2013

As questões energéticas e do Direito à Terra em discussão no Algarve

No passado dia 27 de Agosto a Plataforma Portuguesa das ONGD, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), a Rosto Solidário e o Instituto Vale da Lama aproveitam o movimentado mês de Agosto no Algarve e organizaram uma exibição especial do documentário “Macaúba, notas de luta e de energia”, dos realizadores italianos Antonio Martino e Jonathan Ferramola, sobre o tema dos biocombustíveis e a luta de pequenos agricultores pelo direito à terra.

O filme retrata a história de anos de lutas de pequenos agricultores brasileiros, para a obtenção de direitos laborais e um pedaço de terra para cultivar, procurando dar voz e visibilidade às posições e interesses das populações dos países em desenvolvimento no debate global sobre o acesso à energia e produção de biocombustíveis. Este filme foi produzido no âmbito do projecto Energizing Development desenvolvido pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

Pode ver o filme em http://www.youtube.com/watch?v=KBM0CgSHuso

A exibição do filme foi seguida de uma conversa com os presentes sobre várias questões, desde o direito à terra e à auto-sustentabilidade, as questões energéticas e ambientais, se o biocombustível é realmente uma solução ou não, entre outros assuntos.

Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da Rosto Solidário e do Instituto Vale da Lama.