|
porVIDA
fonteImpulso Positivo
a 26 AGO 2013

O acesso à água potável para melhorar a vida e a sustentabilidade das comunidades – campanha VIVA!

Com a colaboração de Sofia Vieira, adjunta do Conselho de Administração da VIDA. 


A VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano – é uma ONGD portuguesa que existe desde 1992 e trabalha nas várias áreas do Desenvolvimento (Saúde, Ambiente e Água, Educação, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar). A VIDA implementa projetos integrados com recurso a tecnologias adaptadas aos locais e às comunidades com quem trabalha de modo a garantir a sustentabilidade. Neste momento, a VIDA desenvolve projetos em Moçambique na área do Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e na Guiné- Bissau com projetos na área da Saúde - Saúde Materno – Infantil, Saúde Comunitária e Água e Saneamento. Em Março de 2010 arrancou na Guiné-Bissau o PROJETO VIVA/Mumelamu com o objetivo de mudar a vida de milhares de pessoas que percorrem centenas de quilómetros para adquirir um dos bens essenciais para a sobrevivência: água potável! Foram envolvidos neste projeto a Associação dos Poceiros de S. Domingos, parceiro local, a cadeia de supermercados LIDL e a Cooperação Portuguesa. Foi uma campanha gratificante para todos os envolvidos e os resultados estão à vista!

Organização: VIDA
Projeto de Cooperação: PROJETO VIVA

Necessidades Identificadas: O trabalho realizado no setor da Saúde ao longo dos anos na Guiné-Bissau permitiu verificar a relação entre a inexistência de acesso e qualidade da água com a incidência de doença e má qualidade de vida. As intervenções ao nível dos sistemas de abastecimento de água têm um enorme potencial ao nível da saúde, bem como no aumento do tempo disponível das mulheres. O subsector de S. Domingos que inclui as aldeias que beneficiaram desta ação (Varela, Suzana e S. Domingos), região do Cacheu onde a VIDA atua, é extremamente carente em fontes de água limpas e as mulheres têm que percorrer longas distâncias para ter acesso a este bem essencial. 


Descrição do Projeto:
O Projeto VIVA/ Mumelamu foi lançado em Dezembro de 2009, através da campanha nacional realizada com a cadeia de supermercados LIDL (www.projectoviva.com), com o objetivo de abrir um total de 46 furos. Dado o sucesso da 1ª campanha, que contou com o apadrinhamento da atleta Rosa Mota, o LIDL decidiu repetir aquela campanha em Julho e Agosto de 2010. Os resultados alcançados foram de tal maneira positivos que conseguiram valores para a abertura de 50 furos. A esta data faltam abrir 2 furos, um atraso provocado pelo golpe de estado na Guiné-Bissau em Abril de 2012 e da tentativa de contragolpe em Outubro desse ano. O sistema criado permite às comunidades participarem não só no controle e gestão da utilização da água como na manutenção do sistema abastecedor.

Resultados Obtidos:
Conseguiu-se sensibilizar e mobilizar as comunidades para a implementação de um programa rural de higiene e água através do diagnóstico participativo da situação de base e caracterização dos beneficiários, de ações de formação para a decisão e gestão comunitárias – comités de gestão, do desenho participativo de programas de educação para a higiene e do programa de intercâmbio e demonstração. Foi ainda possível capacitar os atores locais para a construção e manutenção de sistemas de acesso a água melhorados, para a construção de furos artesianos compatíveis com bombas manuais e com bombas solares e a consolidação das capacidades e recursos da associação com vista a poder assumir o papel de entidade de referência no sector da água.

Pontos Fortes e Fracos do Projecto: Em matéria de pontos fortes há a assinalar a gestão participada das comunidades através dos comités de água e de gestão bem como a capacitação técnica e de gestão da Associação dos Poceiros de S. Domingos. Não há registo de pontos fracos, apenas de alguns constrangimentos que tiveram sobretudo a ver com o isolamento e dificuldade de acessos a algumas tabancas, bem como o Golpe de Estado na Guiné-Bissau em Abril do ano passado. 

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010