|
porMonte
fonteImpulso Positivo
a 26 AGO 2013

Capacitar localmente por um Desenvolvimento Sustentável – “Nos Junte”

O Projeto Nos Junte - Aprender e Construir Desenvolvimento, Lutar Contra a Pobreza, promovido pelo Monte, em parceria com o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão, Cabo Verde, tinha como principal objetivo capacitar Associações Comunitárias de Desenvolvimento e reforçar a Governança local, apoiando desta forma o desenvolvimento sustentável e luta contra a pobreza, em Santo Antão. O sucesso do projeto permite hoje, não só dar início a novas iniciativas de forma sustentável como alcançar novos territórios chegando a outras ilhas do arquipélago.

Organização: Monte
Projeto de Cooperação: Nos Junte

Necessidade Identificada: As necessidades sentidas pelas entidades da sociedade civil de Santo Antão, as Associações Comunitárias de Desenvolvimento (ACD), no contexto da sua participação na implementação do Programa Local de Luta Contra a Pobreza, foi o principal problema a que o Nos Junte pretendeu responder. A capacitação técnica das estruturas organizativas das ACD, para melhorar a sua intervenção no combate à pobreza em Cabo Verde, foi o desafio proposto pelo Nos Junte.

Descrição do Projeto: O Nos Junte foi um projeto cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, que decorreu entre 2009 e 2012 em Santo Antão Cabo Verde, sendo resultado do trabalho de cooperação que foi sendo desenvolvido ao longo dos anos entre a ONGD Monte e o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão, para a implementação do Plano Local de Luta contra a Pobreza.

As atividades desenvolvidas foram principalmente de caracter formativo com vista a promover o reforço de capacitação técnica dos técnicos e dirigentes das ACD e reforço institucional das organizações. Num total de 120h formativas, realizaram-se ações nas seguintes áreas de capacitação: Desenvolvimento Comunitário; Planeamento, Gestão e Avaliação de projetos; Participação e Animação Comunitária; Igualdade de Género; Identificação e Disseminação de Boas práticas; as TIC e as ferramentas de trabalho à distância e colaborativo, onde participaram 72 técnicos e dirigentes de ACD de Santo Antão. 

Resultados Obtidos:
Um resultado da realização destas ações foi a administração, por parte dos formandos capacitados, de 11 edições da ação de formação de Animadores Comunitários: 4 ações no concelho da Ribeira Grande, 4 ações em Porto Novo e 3 ações no Paul, que corresponderam a 359 horas de formação e ao reforço de competências em mais 182 elementos de ACDs locais.

Com o objetivo de apoiar a área da capacitação dos agentes locais o projeto criou o Centro de Recursos para o Desenvolvimento Rural (CRDR), equipado com computadores e internet, destinado às ACD e população de Santo Antão. Foi também criada a plataforma on line do CRDR, que inclui informação sobre as diferentes iniciativas e projetos em dinamização pela Monte e o CRP-SA na área da Cooperação para o Desenvolvimento; constitui-se como um espaço para disponibilização de informação; cadernos temáticos e documentação de apoio ao associativismo e ao desenvolvimento e animação comunitária e permite continuar o processo de capacitação das organizações locais, à distância. A plataforma do CRDR esta disponível através do endereço: http://www.moodle.monte-crdr.com. Outro dos resultados do projeto foi a elaboração de um Manual onde é apresentada a experiência realizada através do Nos Junte para a identificação de práticas na área da Animação comunitária, desenvolvidas pelas ACD, as quais poderão constituir processos de desenvolvimento e de combate à pobreza, noutros lugares. Trata-se de um instrumento de trabalho, com base no registo de histórias e protagonistas que foram capazes de encontrar mecanismos para ultrapassaram por si mesmos, situações de privação económica e social, muito graves. O Manual “Desenvolvimento Comunitário, Manual de Boas Práticas - A Experiência de Santo Antão (Cabo Verde)” está disponível no CRDR. O Nos junte, incluiu ainda a disseminação dos resultados atingidos em mais 5 ilhas, São Vicente, Brava, São Nicolau, Fogo e Santiago, com a colaboração das respetivas Comissões Regionais de Parceiro e o apoio da Unidade de Coordenação do Programa de Luta Contra a Pobreza.

Pontos Fortes e Fracos do Projeto: O Nos Junte permitiu contribuir para a concretização do seu objetivo global: capacitação das Associações Comunitárias de Desenvolvimento e reforço da governança local para apoio ao desenvolvimento sustentável e luta contra a pobreza, em Santo Antão.

O trabalho realizado pelos parceiros Nos Junte permanece para além do final do projeto, o que permite sustentar as iniciativas iniciadas e desenvolver novos projetos, articulados de forma direta com o novo Plano em desenvolvimento para o Combate à Pobreza para a Ilha de Santo Antão, no quadro do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza - Programa de Promoção de Oportunidades socioeconómicas Rurais.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010