fontePlataforma
a 25 JUL 2013

Plataforma ONGD congratula-se com a nomeação de um português para o cargo de Director Geral do Desenvolvimento e Cooperação da UE

A Direcção da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) congratula-se com a nomeação de Fernando Frutuoso de Melo para o cargo de Director Geral do Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia.

Nos últimos dois anos, como consequência da crise Europeia e Internacional, assistimos a uma redução significativa da Ajuda Pública ao Desenvolvimento Mundial. Muitos países da União Europeia, entre os quais Portugal, têm implementado sucessivos cortes, nas verbas dirigidas para a Cooperação para o Desenvolvimento, muitas vezes de forma cega e sem qualquer enquadramento estratégico que permita salvaguardar a sustentabilidade do trabalho executado ao longo dos últimos anos.

Compreendendo os problemas e os constrangimentos financeiros que a União Europeia e a maioria dos seus membros enfrentam, consideramos que os próximos anos serão essenciais para demonstrar que os líderes europeus mantêm um compromisso efectivo para com o esforço global de luta contra a pobreza e a criação de um mundo mais justo e equitativo. Neste sentido, esperamos que no âmbito do debate actual sobre a agenda de desenvolvimento pós 2015 e com a nomeação de 2015 como o Ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento, a União Europeia, enquanto principal doador mundial, aproveite para reassumir o seu papel de liderança nesta área.

A luta contra a pobreza é um esforço efectivamente global e multidimensional. As ONGD portuguesas fazem parte deste esforço enquanto agentes da Cooperação Portuguesa. A Plataforma Portuguesa das ONGD representa oficialmente junto do Estado Português 70 destas organizações, trabalhando a nível nacional e internacional para a valorização do seu trabalho. A nível Europeu, enquanto membros da CONCORD, acompanhamos e participamos no diálogo com diferentes instituições da UE sobre Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e de Emergência.

Consciente que a nomeação de Fernando Frutuoso de Melo como Director Geral do Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia poderá ter para Portugal e, também, para a Cooperação Portuguesa, a Plataforma Portuguesa das ONGD tem interesse e disponibiliza-se para um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento.