fonteGTED
a 11 JUL 2013

Retiro Metodológico GTED 2013 – O Estado Actual da ED em Portugal e no Mundo

No passado dia 3 de Julho, o Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento (GTED) reuniu para um Retiro Metodológico que decorreu durante todo o dia. O Retiro Metodológico do GTED é um momento incluído no plano anual do Grupo tem como principal objectivo a partilha de metodologias e recursos.

Quais os principais desafios que se colocam à Educação para o Desenvolvimento (ED)? Quais os principais contributos que a ED pode dar no quadro da nova Agenda Global para o  Desenvolvimento? Como pode ser a ED/CG uma resposta à crise global? Estas foram algumas das questões levantadas e discutidas pelas 12 ONGD reunidas no retiro metodológico 2013, do Grupo ED da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Alinhados com as principais temáticas da Cidadania Glocal, a reflexão sobre o estado actual da ED em Portugal e na Mundo foi central às discussões e à reflexão. Através de metodologias inovadores e participativas, os membros das ONGD partilharam as suas reflexões sobre os principais desafios que se colocam a ED em tempos de crise.

A Ordem de Trabalho do Retiro envolveu a discussão de vários assuntos e temáticas. A manhã começou com uma avaliação das III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento que foram dedicadas ao tema “Educação para o Desenvolvimento e e outras «Educações para...»”. No seguimento desta avaliação o GTED debateu ainda sobre as implicação de dois Modelos para a ED: Modelo Mecanicista e Modelo Holísitico, discussão que teve como base a apresentação de Manuela Mesa, Directora do Centro de Educación e Investigación para la Paz (CEIPAZ), nas jornadas.

De seguida, decidiu introduzir-se as questões da agenda para o Desenvolvimento pós-2015, cuja reflexão baseou-se nos pontos fortes e pontos fracos dos ODM (respondendo parcialmente ao inquérito de Consulta Pública lançado pela Comissão Europeia em 2012).

Após um almoço partilhado, a segunda parte do retiro começou com um debate sobre o papel da ED na resposta à crise global, partindo do princípio que a ED é o alicerce do Desenvolvimento, essencial na procura de modelos mais justos e inclusivos de Desenvolvimento.