fonteONU
a 11 JUL 2013

Dia Mundial da População: Mensagem do Secretário-Geral da ONU

Sendo um acérrimo defensor da educação, da saúde e dos direitos de meninas e um crente duradoura no poder das mulheres jovens a transformar o nosso mundo, congratulo-me com o destaque dado este ano no Dia Mundial da População à gravidez na adolescência. Este tópico sensível exige atenção global.

Entre as cerca de 16 milhões de adolescentes que dão à luz todos os anos, há demasiadas que nunca tiveram a oportunidade de planear a sua gravidez. As complicações da gravidez e do parto podem causar graves deficiências, tais como a fístula obstétrica, e são a principal causa de morte para essas jovens vulneráveis. As adolescentes também enfrentam altos níveis de doenças, lesões e morte por aborto inseguro.

Para resolver estes problemas, temos de colocar mais meninas na escola primária e fazer com que recebam uma boa educação, durante a sua adolescência. Quando uma jovem é educada, ela terá tendência a casar mais tarde, a atrasar a gravidez até se sentir pronta, a ter filhos saudáveis, e a ter um rendimento mais elevado.

Também devemos proporcionar a todos os adolescentes em idade adequada, educação abrangente sobre sexualidade. Isto é especialmente importante para o empoderamento das mulheres jovens para poderem decidir quando e se desejam tornar-se mães. Além disso, devemos prestar serviços de saúde sexual e reprodutivas abrangentes que incluam o planeamento familiar e a prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. E temos de garantir os serviços de saúde materna que as mulheres precisam.

Quando dedicamos atenção e recursos para a educação, saúde e bem-estar das adolescentes, elas tornar-se-ão uma força ainda maior para operar uma mudança positiva na sociedade, que terá um impacto para as gerações vindouras. Neste Dia Mundial da População, comprometamo-nos a apoiar as adolescentes a realizarem o seu potencial e contribuir para o nosso futuro compartilhado.