porCésar Neto
fontePlataforma
a 31 MAI 2013

Jovens criam blogues “Por Um Desenvolvimento Sustentável”

O concurso “Blogue Por Um Desenvolvimento Sustentável” mereceu uma grande adesão dos jovens estudantes portugueses. Mais de 250 participantes com 95 blogues enviaram os seus trabalhos.

O concurso tinha por objectivo informar e despertar os jovens para as questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, fundamental para o nosso bem-estar colectivo e para o das próximas gerações. Mais do que as questões relacionadas com o design e o grafismo, foi valorizada a abordagem e a pesquisa sobre as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável: social, económica, cultural e ambiental.

Após análise dos 95 blogues, o júri elegeu como vencedores de ambos os escalões do concurso, blogues feitos por alunos de Guimarães. Vítor Ribeiro dos Santos e Diogo António Alves Costa, do 9ºC da Escola Básica 2,3 de Briteiros, Guimarães, ganharam o escalão dos alunos do 7º ao 9º ano com o blogue Só temos esta Terra: http://so-temos-esta-terra.webnode.pt/.

No escalão dos alunos do 10º ao 12º ano os vencedores são Emanuel Couto, Gonçalo Coelho e Rui Castro, do 10º ano do Colégio Sezim Egas Moniz, Guimarães, com o blogue Desenvolvimento Sustentável 10: http://desenvolvimentosustentavel10.blogspot.pt/.

Os trabalhos recebidos demonstraram que a grande maioria dos alunos do 7º ao 12º ainda encarram o conceito de Desenvolvimento Sustentável apenas na sua dimensão ambiental, não tendo indo ao encontro de um dos desafios propostos, o aprofundamento do tema através da pesquisa sobre o seu caracter multidimensional.

O júri do concurso era composto pelos seguintes elementos: Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC, Leonor Rodrigues, Jornalista do Impulso Positivo, e César Neto, Responsável de Comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Da iniciativa da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), o concurso contou com o apoio da do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), do Impulso Positivo e da Lusa - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lista de Participantes.

Regulamento.