|
fonteOikos
a 27 MAI 2013

Apelo aos G20: “Colocar as Finanças ao Serviço das Pessoas e do Planeta”

Este é o apelo que várias organizações da Sociedade Civil global, membros da maior rede mundial, a Social Watch, da qual a Oikos – Cooperação de Desenvolvimento é representante em Portugal, fazem aos líderes dos G20.

O Social Watch, através do seu grupo de trabalho que se dedica à reforma e à nova arquitetura financeira global, emitiu esta declaração dirigindo-a: aos Sherpas do G20 que se reuniram no passado dia 12; aos participantes da "Civil 20" que se reunirá nos próximos dias 13 e 14 de junho; e aos líderes do G20 que reunirão em setembro, na Rússia.

Com grande qualidade técnica, esta declaração torna claro o conjunto de medidas que deverão ser tomadas para evitar novas crises financeiras decorrentes da especulação financeira desregulamentada.
 
É uma coligação internacional de organizações da sociedade civil que monitoriza os compromissos e avanços efectivos das políticas de erradicação da pobreza e equidade de género dos governos e organismos internacionais. Anualmente é produzido um relatório “Social Watch/Observatório da Cidadania” que inclui informação apenas de alguns países em que existem “watchers”. As partes relativas a esses países são fruto de investigação dos “watchers” locais.

A Oikos a única instituição portuguesa membro desta coligação.

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010