fonteIMVF
a 24 MAI 2013

Neram N’Dok – Novo documentário IMVF sobre as Ilhas Urok - Guiné-Bissau

Neram N’Dok é uma expressão Bijagó que significa "levem e guardem convosco" e é também o mote do novo documentário produzido pelo IMVF, Tiniguena e FIBA, em parceria com a Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto “Urok Osheni! Conservação, desenvolvimento e soberania nas Ilhas Urok”, na Guiné-Bissau.

Com a duração de 40’, Neram N'Dok apresenta um olhar particular sobre a Área Marinha Protegida no Arquipélago dos Bijagós, uma área criada e gerida pelas pessoas que nela vivem e um modelo único de governação. A gestão participativa autónoma assente em regras que permitem a conservação, o desenvolvimento e cultura deste espaço foi, aliás, um elemento decisivo na garantia da qualidade de vida dos seus habitantes num equilíbrio próprio.

Co-financiado pela União Europeia, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e FIBA - Fondation Internationale du Banc d'Arguin, o projeto no arquipélago dos Bijagós, desenvolvido pelo IMVF e Tiniguena entre Janeiro 2010 e Março 2013, contribuiu para a preservação do património histórico, cultural e tradicional, a valorização dos produtos da biodiversidade e o reforço dos processos de governação participativa.

Neram N’Dok Poderá ser visualizado e partilhado na íntegra através do link:  http://youtu.be/6cEQAKYnFoA

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)