fonteFGS
a 21 MAI 2013

Bicicletas simplificam tarefa a pescadores e agricultores

O Natal de 2012 já ficou para trás, é certo. Mas alguns presentes demoram um pouco mais a chegar, relembrando-nos que - se verdadeiramente úteis - são bem-vindos em qualquer altura do ano!

Foi o que aconteceu no passado dia 24 de abril com a entrega de 28 bicicletas a pescadores e agricultores da zona rural de Nhangau, em Moçambique. Este meio de transporte - que tanto tem de tradicional como de moderno e ecológico – é, em muitos contextos rurais moçambicanos, o meio de transporte mais fiável. É económico e adaptável às precárias condições das vias de deslocação.

Para os beneficiários, a oferta traduz-se agora em mudanças significativas: passam a conseguir chegar mais rápido e com menos esforço a zonas de comércio, onde poderão vender o excedente dos seus produtos e, assim, obter receita. Reduz-se, ao mesmo tempo, a probabilidade de se estragar o remanescente da produção por falta de condições de armazenamento e de conservação.

Localizada no Distrito da Beira, a zona rural de Nhangau engloba 8 comunidades rurais, bastante isoladas, que se dedicam quase exclusivamente à agricultura de subsistência ou à pesca. Aqui, a dificuldade de deslocação aos mercados mais próximos constitui um dos graves problemas de geração de rendimento para estas populações. O mercado mais próximo dista 7 km, espaço normalmente percorrido a pé, com enormes carregamentos.

As 28 bicicletas - e respetivos kits de reparação - foram entregues diretamente às associações comunitárias locais com quem a FGS tem vindo a trabalhar. É a elas que caberá, agora, a gestão da sua utilização pelos cerca de 90 associados.

Servindo para deslocações em contexto de trabalho espera-se que estes presentes venham também fortalecer a atividade das próprias associações ao permitir não só a venda de produtos dos associados mas também a compra de materiais para melhoria da cadeia de produção.

Uma entrega que resulta da Campanha “Presentes Solidários” de 2012, iniciativa da FEC que, só nesta última edição, recolheu verba para mais de 2000 presentes solidários – entre bicicletas, alfaias agrícolas, material escolar e bens alimentares. A FGS recebeu, nesta Campanha, o apadrinhamento do nadador português de águas abertas, Miguel Arrobas.

Os presentes solidários têm a particularidade de serem adquiridos localmente, em cada um dos países de implementação dos projetos. As bicicletas foram compradas na Beira pelo parceiro local da FGS, o CISA – Centro de Investigação Santo Agostinho, da Universidade Católica de Moçambique, a quem coube também a entrega.

A FGS agradece a todos os que participaram nesta campanha permitindo-nos satisfazer necessidades concretas e fortalecer o trabalho que temos vindo a desenvolver com estas comunidades! Conheça melhor a Campanha “Presentes Solidários” em www.presentessolidarios.pt/ e em https://www.facebook.com/presentessolidarios.

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)