fonteAPF
a 13 MAI 2013

Curso e-learning sobre Mutilação Genital Feminina

Estima-se que 500 mil mulheres e meninas que vivem na União Europeia (UE) tenham sido submetidas a alguma forma de Mutilação Genital Feminina (MGF), e cerca de 180.000 encontram-se em risco a cada ano. Ir ao encontro das suas necessidades exige que os sistemas de saúde, asilo e apoio social dos Estados-membro da União Europeia sejam adequados e acessíveis, com a existência de serviços de alta qualidade.

A Associação para o Planeamento da Família (APF) congratula-se com a apresentação do projeto Unidos pelo Fim da MGF.

Unidos pelo Fim da MGF é uma parceria internacional entre a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Italiana para as Mulheres e Desenvolvimento (AIDOS), a Associação Akina Dada Wa Africa (AKIDWA) e o Instituto Mediterrâneo de Estudos sobre o Género (MIGS), que realiza a coordenação do projeto.

Em Portugal o curso Unidos pelo Fim da MGF teve o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Conselho Português para os Refugiados (CPR) e da Amnistia Internacional- Portugal, que com a APF tem desenvolvido diversas atividades no âmbito da Campanha Europeia Fim à MGF.

Unidos pelo Fim da MGF, é um curso gratuito de autoformação em e-learning, que fornece informação e formação específica sobre o tema da Mutilação Genital Feminina na Europa.

• Se quer adquirir um maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e jovens afetadas pela MGF
  • Se quer obter mais informação sobre as consequências da MGF na Saúde das meninas, raparigas e mulheres
  • Se quer apoiar e proteger as raparigas e mulheres sujeitas à MGF

REGISTE-SE AGORA em www.uefgm.org

O curso Unidos pelo Fim da MGF encontra-se disponível em Português, Inglês e Italiano.

Unidos pelo Fim da MGF tem como objetivo aumentar o conhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas de profissionais de saúde e de asilo, incluindo parteiras, ginecologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros/as, estudantes de medicina e enfermagem, inspectores/as do serviço de estrangeiros e fronteiras, funcionários/as dos centros de acolhimento para requerentes de asilo e refugiados, profissionais de serviço social, psicologia e de ONG.

Unidos pelo Fim da MGF é constituído com 6 módulos compilados e revisto por peritos/as no tema da MGF. Projetado enquanto seminário virtual, cada um dos módulos contém a informação prática e a formação específica necessária à prestação de cuidados, apoio e orientação/encaminhamento nas áreas da saúde e de asilo, contendo paralelamente web-links a fontes de informação sobre o tema.

Unidos pelo Fim da MGF é um curso financiado pela Fundação Human Dignity e pela Campanha Europeia Fim à MGF, uma Campanha coordenada pela Amnistia Internacional Irlanda em parceria com diferentes ONG a nível Europeu.

Mais informação aqui.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)