fonteJN
a 22 ABR 2013

Francisco Almeida Leite é o novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

O novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco Almeida Leite, ocupava as funções de vogal no instituto Camões, onde tinha os pelouros da sociedade civil e cooperação bilateral com Angola e Moçambique.

Francisco Almeida Leite é um dos cinco novos secretários de Estado nomeados pelo Governo, que tomam posse, esta segunda-feira, às 19 horas.

Segundo o currículo disponibilizado na página oficial do Camões, Francisco Xavier de Almeida Leite, 41 anos, é licenciado em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Jornalista durante vários anos, o substituto de Luís Brites Pereira começou a sua carreira no Diário Económico, transitou para a revista Guia TV Cabo, onde foi redator, editor e diretor editorial.

Em 1996, ingressou no Semanário, saindo três anos depois, para fundar o Euronotícias, onde chegou a editor executivo, cargo que viria a desempenhar também no Diário de Notícias, a partir de 2004 e onde ficou até 2012, dedicando-se sobretudo à cobertura de assuntos políticos, tendo sido também correspondente parlamentar.

Em junho de 2012, entrou para a equipa do novo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, que resultou da fusão dos antigos Instituto Camões e Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

No Camões, onde ocupava as funções de vogal, o novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, era responsável pelos serviços de cooperação e pelo apoio à sociedade civil, bem como pela cooperação bilateral com Angola e Moçambique.

Tinha ainda a cargo os projetos de cooperação delegada, que recebem fundos europeus, e o Gabinete de Documentação e Comunicação.