fonteAidGlobal
a 19 ABR 2013

SEMANA DE ACÇÃO GLOBAL PELA EDUCAÇÃO 2013 COMEÇA DIA 21

“Todas as Crianças Precisam de um Professor” é o tema da Semana de Ação Global pela Educação que decorre entre 21 a 27 de Abril, promovida pela Campanha Global pela Educação (CGE), e na qual participam 30 instituições - a grande maioria escolas mas também organizações da sociedade civil -, totalizando 3350 participantes.

A Semana de Ação Global insere-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo a nível internacional com o objectivo de mobilizar a sociedade civil na exigência aos seus respectivos governos e à comunidade internacional no seu conjunto, para que cumpram os objectivos fixados em 2000 para a Educação para Todos e Todas.

Durante os sete dias de Semana de Ação Global, que terá lugar em diversos países em simultâneo, as escolas e organizações dinamizam, em contextos de educação formal e não formal, diversas atividades que incluem discussões sobre a importância do papel desempenhado pelos professores na vida das crianças, convites a políticos para participarem das mesmas, bem como um desafio à realização de um vídeo sobre o tema deste ano. O apoio à preparação de tais actividades é garantido por um Manual de preparação que, juntamente com outros recursos didático-pedagógicos alusivos ao tema do Direito à Educação, está disponível online (http://www.educacaoparatodos.org/) para todos os interessados.

A Campanha lança um Manifesto dirigido às autoridades nacionais e internacionais e à sociedade civil, fazendo propostas concretas para que todas as crianças do mundo tenham um professor e para que a Educação seja um Direito para todos e todas.

A Campanha GCE é uma coligação internacional de organizações da sociedade civil e ONGs, de sindicatos do mundo educativo, centros escolares e movimentos sociais diversificados, comprometidos com o Direito à Educação, nascida, em 1999, por ocasião do Fórum Mundial sobre a Educação reunido em Dakar, com o propósito de exigir dos governos que sejam postas em prática todas as declarações que emergiram de fóruns e cimeiras internacionais até à data. Em Portugal, a CGE é, desde 2008, implementada por uma plataforma de organizações da sociedade civil.

Mais informação aqui.

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)