a 04 JUN 2010

Jogo "A Plataforma"

O presente jogo – sendo uma ideia original das autoras – baseia-se, no entanto, num antiquissimo jogo de tabuleiro o “Jogo da Glória” conjugado com diferentes outros jogos de sociedade em que para avançar sobre o tabuleiro os jogadores devem demonstrar conhecimentos de uma dada área ao lhes ser pedido que respondam correctamente a determinadas perguntas.
Obras, documentação e sítios consultados que serviram de base para o desenvolvimento deste projecto:

O jogo tem duas versões. Uma destinada às crianças dos últimos dois anos do primeiro ciclo do ensino básico e do segundo ciclo do ensino básico devendo sempre ser jogado com o acompanhamento de um familiar ou professor que permita avaliar da adequação das respostas que muitas vezes poderão estar correctas sem que tenham que corresponder exactamente à formulação apresentada.

A outra versão, embora destinando-se preferencialmente a jovens entre os 12 e os 17 anos, pretende ser um jogo para “toda a família” de forma a que possa ser jogado tanto na escola como em casa.

O jogo pode ser jogado a partir de 2 jogadores não tendo necessariamente definido o número limite dos mesmos.

Pode fazer o download do:
  • Tabuleiro do jogo

• Cartas com perguntas e regras do jogo para crianças dos 8 aos 12 anos

• Cartas com perguntas e regras do jogo para jovens dos 12 aos 17 anos

• Dado
    Nota: Pode fazer os peões do jogo através de rolhas de cortiça pintadas de cores diferentes.

Ideia, design e realização de Aretha Pires e Sara Zaki (voluntárias da Plataforma Portuguesa das ONGD).

Aretha Pires (redacção) é licenciada em pedagogia e professora do primeiro ciclo do ensino básico.
    Sara Zaki (ilustração) é estudante universitária na área do Design.

• >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>