|
fonteADPM
a 10 ABR 2013

Projeto da ADPM permite a cerca de 1000 alunos o acesso ao ensino secundário em Moçambique

No passado dia 15 de março foi um dia extremamente importante para Monapo (Moçambique). Foram inauguradas duas importantes infraestruturas: 4 salas de aula na escola secundária e a remodelação da maternidade do Centro de Saúde local. A inauguração de uma qualquer infraestrutura é um ato comum e, embora quase sempre signifique melhoria em relação a uma situação anterior, em Monapo é bastante mais do que isso. Para além da melhoria das condições no ensino, a inauguração de 4 salas de aula na Escola Secundária de Monapo significa que 960 alunos possam frequentar o ensino secundário, pela primeira vez. A capacidade da escola foi reforçada com esta construção e permite que estes alunos progridam no ensino, consigam alcançar um nível académico mais elevado e tenham outras oportunidades de inserção profissional, social. A maternidade, completamente remodelada e equipada com novos materiais e inovadores (para o local) irá permitir o aumento do número de partos assistidos na unidade de saúde e assim reduzir a mortalidade materno-infantil.

Neste dia foi ainda lançada a primeira pedra da sala de informática, também na Escola secundária de Monapo e da Casa de Mãe Espera, no Centro de Saúde/Maternidade. Esta última obra trata-se de uma enfermaria onde as mulheres grávidas aguardam a hora do parto. Atualmente, sem esta repartição ficam, normalmente, à porta do centro de saúde, de baixo de uma árvore que as protege do sol ardente e as faz sentir mais seguras e mais protegidas, enquanto aguardam a hora do nascimento. A sala de informática será equipada com 15 computadores e será a primeira escola com acesso às Novas Tecnologias de Informação no Distrito.

Estas ações inserem-se no âmbito do trabalho que a ADPM tem vindo a desenvolver no município de Monapo, Moçambique, desde há 10 anos e são co-financiadas pelo estado português (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua).

(Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010