porAdriana Simões
fonteCM Aveiro
a 06 MAR 2013

Exibição do filme "Crianças da Amazónia" em Aveiro

No passado dia 2 de março, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, realizou-se mais uma projeção do Filme “Crianças da Amazónia” da realizadora Denise Zmekhol. Esta iniciativa, da responsabilidade da Plataforma das ONGD, da UNRIC,  da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, Núcleo Distrital de Aveiro e da Câmara Municipal de Aveiro contou com a presença da cineasta e ainda de representantes de associações locais de Defesa dos Direitos Humanos, para além da participação de agentes da comunidade.

Após a projeção do filme, foi aberto um período de debate que permitiu o aprofundar de questões sociopolíticas, económicas e culturais subjacentes às transformações que têm ocorrido na Floresta da Amazónia e respetivos impactos nos povos e comunidades nativas.

Este filme constituiu um tributo à luta pela defesa dos povos indígenas e do seu habitat natural, e património da humanidade, sendo reconhecido o especial papel de Chico Mendes, um dos principais ativistas assassinado em 1988, por um fazendeiro.

Desta iniciativa resultou a aproximação entre as associações e entidades presentes e a possibilidade cooperação em atividades futuras.

(artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)