porCarlos Sangreman
fonteUniversidade de Aveiro
a 06 FEV 2013

Portal das Memórias de África e do Oriente

Executado pela Universidade de Aveiro e Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CESA) de Lisboa com a participação de instituições de Cabo Verde, Guiné – Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Goa, o projecto “Memórias de África e do Oriente” existe desde Setembro de 1996 e consiste num site de livre acesso com registos bibliográficos e obras digitalizadas.

O financiamento tem sido  assegurado pela Fundação Portugal África, Caixa Geral de Depósitos (São Tomé e Príncipe) e Instituto Português para a Ajuda ao Desenvolvimento, agora Camões, ICL (Goa).

Desde livros da escola primária do tempo colonial, os três volumes da História Geral de Cabo Verde, várias obras do cientista e poeta caboverdiano João Vário, toda a colecção do Boletim Geral das Colónias, a revista  do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Bissau Soronda (1986-2009), o Boletim Cultural do Huambo em Angola, obras como O Oriente Português, da responsabilidade da Comissão de Arqueologia da Índia Portuguesa (1905 - 1920 e retomada entre 1931 e 1940) encontram-se preciosidades para a investigação, ensino, actividade de cooperação para o desenvolvimento ou simples curiosidade.

O Portal das Memórias de África e do Oriente tinha, em Dezembro de 2012, 353.991 registos bibliográficos e 343.819 páginas digitalizadas. Este trabalho tem sido desenvolvido com várias instituições portuguesas, sendo a última a Biblioteca Nacional, que disponibilizou 67.000 registos que irão ser colocados na base à medida que forem conseguindo compatibilizar o formato. Em arquivo existem obras digitalizadas de Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.

Neste sentido, solicita-se a quem tiver obras que considere poderem ser digitalizadas ou referenciadas que entre em contacto com o Professor Carlos Sangreman:  carlos.sangreman@ua.pt.

Mais informação sobre o projecto aqui.