fonteUNRIC
a 21 NOV 2012

ONUSIDA dá conta de uma quebra de mais de 50% em novas infecções por VIH em 25 países

O número de pessoas com acesso à terapia anti-retroviral aumentou em 63% nos últimos 24 meses, o número de mortes relacionadas com a SIDA caiu mais de 25% entre 2005 e 2011, em todo o mundo

Um novo relatório do Dia Mundial da AIDS: Resultados, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH / SIDA (UNAIDS ou ONUSIDA), mostra que a aceleração sem precedentes na luta contra a SIDA está a produzir resultados para as pessoas. O relatório mostra que uma redução de mais de 50% na taxa de novas infecções por VIH foi alcançada em 25 países de baixa e média renda - mais da metade na África, a região mais afetada pelo VIH.

Em alguns dos países que têm a maior prevalência de VIH no mundo, as taxas de novas infecções pelo VIH foram reduzidas drasticamente desde 2001; 73% no Malawi, 71% no Botsuana, 68% na Namíbia, 58% na Zâmbia, 50% no Zimbabué e 41% na África do Sul e Suazilândia.

Além de receber os resultados na prevenção do VIH, a África Subsaariana tem reduzido mortes relacionadas à SIDA em um terço nos últimos seis anos e aumentou o número de pessoas em tratamento anti-retroviral em 59% nos últimos dois anos.

"O ritmo do progresso é acelerado, o que costumava levar uma década agora está a ser alcançado em 24 meses", disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do ONUSIDA. "Estamos a expandir de forma mais rápida e mais inteligente do que nunca. É a prova de que com vontade política e seguir nós podemos alcançar nossos objetivos acordados em 2015. "

Por exemplo, a África do Sul aumentou sua escala-se do tratamento do VIH em 75% nos últimos dois anos, garantindo 1,7 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento salva vidas e novas infecções pelo VIH caíram mais de 50 000 em apenas dois anos. Durante este período, a África do Sul também aumentou o seu investimento doméstico em SIDA para mil milhões e 600 mil dólares americanos, o maior de qualquer país de baixa e média renda.

O relatório também mostra que os países estão a assumir a responsabilidade compartilhada pelo aumento dos investimentos domésticos. Mais de 81 países aumentaram os investimentos internos em 50% entre 2001 e 2011. Os novos resultados vêm como resposta à SIDA é um empurrão em dia 1000 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e as metas de 2015 da Declaração da ONU Política sobre VIH / SIDA.

O declínio de novas infecções por VIH em crianças

A área onde talvez mais progresso está a ser feito é na redução de novas infecções por VIH em crianças. Metade das reduções globais de novas infecções pelo VIH nos últimos dois anos tem sido entre as crianças recém-nascidas. "Está a tornar-se evidente que a obtenção de zero novas infecções por VIH em crianças é possível", disse Sidibé. "Estou animado de saber que estão a nascer muito menos bebés com VIH. Estamos a passar do desespero para a esperança. "

Nos últimos dois anos, as novas infecções por VIH em crianças diminuiram 24%. Em seis países - Burundi, Quénia, Namíbia, África do Sul, Togo e Zâmbia - o número de crianças infectadas com o VIH caiu em pelo menos 40% entre 2009 e 2011.

Menos mortes relacionadas à SIDA

O relatório mostra que a terapia anti-retroviral tem emergido como uma força poderosa para salvar vidas. Nos últimos 24 meses o número de pessoas com acesso ao tratamento aumentou 63% globalmente. Na África subsaariana, um recorde de 2,3 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento.A China aumentou o número de pessoas a receber tratamento de VIH em cerca de 50% apenas no ano passado.

Houve meio milhão de mortes a menos em 2011 do que em 2005. As maiores quedas de mortes relacionadas à SIDA estão a verificar-se em países onde o VIH tem a maior prevalência. A África do Sul teve 100 mil mortes a menos, Zimbabué, cerca de 90 mil, 71 mil no Quénia e na Etiópia 48 mil menos do que em 2005.

Também foram alcançados ganhos expressivos na redução de mortes por tuberculose (TB) relacionada com SIDA entre portadores do VIH. Nos últimos 24 meses, foi observada uma quebra de 13% no número de mortes por TB relacionada com SIDA. Essa conquista deve-se ao número recorde de pessoas com co-infecção VIH / TB que agora têm acesso ao tratamento anti-retroviral, um aumento de 45%. O relatório reconhece a necessidade de fazer mais para reduzir as mortes relacionadas à TB SIDA.

Mais investimento

O relatório mostra que os países estão a aumentar os investimentos na resposta à SIDA, apesar de um clima económico difícil. O fosso entre recursos disponíveis e o que se necessita anualmente, até 2015, a nível global, situa-se agora em 30%. Em 2011, tínhamos disponíveis 16,8 mil milhões de dólares americanos e a necessidade calculada para 2015 é entre 22 e 24 mil milhões.

Em 2011, pela primeira vez, o investimento interno de países de baixo e médio rendimento ultrapassou as contribuições para o VIH. No entanto, a assistência internacional, que tem se mantido estável nos últimos anos, continua a ser fundamental para muitos países. Em 26 de 33 países da África subsaariana, o apoio dos doadores constitui mais de metade dos investimentos do VIH. Os Estados Unidos responde por 48% de toda a ajuda internacional para o VIH e com o Fundo Global para a SIDA, Tuberculose e Malária a fornecer a maior parte dos investimentos em tratamento de VIH. No entanto, os países devem tomar medidas para reduzir a elevada dependência da ajuda internacional para os programas de tratamento do VIH.

Faltam 1000 dias

Estima-se que 6,8 milhões de pessoas sejam elegíveis para o tratamento e não têm acesso. A ONUSIDA estima também que cerca de 4 milhões de casais sero-discordantes (quando um dos parceiros vive com VIH) beneficiariam de tratamento do VIH para proteger seus parceiros contra a infecção pelo VIH.

Dos 34 milhões de pessoas que vivem com VIH, cerca de metade não conhecem o seu estado serológico. O relatório afirma que, se mais pessoas conhecessem o seu estado, procurariam serviços para o VIH.

Além disso, há uma necessidade urgente de melhorar as taxas de retenção de VIH de tratamento, de reduzir o custo do tratamento de segunda e terceira linhas, e de explorar novas formas de expandir e sustentar o acesso ao tratamento, incluindo a produção nacional de medicamentos e de financiamento inovador.

Apesar dos progressos encorajadores na prevenção de novas infecções pelo VIH, o número total de novas infecções pelo VIH continua a ser elevado a 2,5 milhões em 2011. O relatório destaca que para reduzir novas infecções por VIH em todo o mundo, precisamos de aumentar a escala dos serviços combinados de prevenção do VIH. Por exemplo, aumentar os serviços médicos de circuncisão masculina voluntária tem o potencial de prevenir uma em cinco novas infecções por VIH na África Oriental e do Sul em 2025.

O relatório mostra que o VIH continua a ter um impacto desproporcional sobre trabalhadores do sexo, em homens que têm sexo com homens e pessoas que usam drogas injetáveis. Programas de prevenção do VIH e tratamento são em grande parte ao não atingir essas populações chave.

"O ONSIDA vai-se concentrar em apoiar os países a acelerar o acesso a testes de VIH e tratamento. Agora que sabemos que aumentar a escala de forma rápida e massiva é possível, é preciso fazer mais para alcançar as populações chave com serviços essenciais de VIH ", disse Sidibé.

Em 2011, estimava-se que:
34 milhões de pessoas em todo o mundo vivem infetadas com o VIH
2.5 milhões de pessoas foram infectadas com o VIH