fonteUNRIC
a 16 NOV 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Tolerância

Construir a tolerância e a compreensão é fundamental para o século XXI. Num mundo cada vez mais globalizado – no qual as sociedades se tornam mais diversas – a tolerância desempenha um papel central na convivência entre todos.

No entanto, a tolerância está a ser posta à prova. Num contexto de pressões económicas e sociais, alguns tentam explorar os temores e destacar as diferenças, com vista a inflamar o ódio às minorias, aos imigrantes e às pessoas desfavorecidas. Para combater o aumento da ignorância, extremismo e apelos políticos baseados no ódio, a maioria moderada deve fazer-se ouvir em defesa dos valores comuns e contra todas as formas de discriminação.

O nosso objectivo deve ser mais do que a coexistência pacífica. A verdadeira tolerância requer o livre fluxo de ideias, uma educação de qualidade para todos, o respeito pelos direitos humanos e a partilha de culturas para um entendimento mútuo. Ao promovermos estes valores, devemos adoptar a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural como uma fonte de força e de orientação.

A tolerância é uma condição para a paz e um mecanismo de criatividade e inovação. No nosso mundo cada vez mais interligado, promover a tolerância é a forma de construir a harmonia de que necessitamos para responder aos desafios e garantir um futuro melhor.