fonteUNRIC
a 23 OUT 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia das Nações Unidas

Vivemos um período de profundo tumulto, transição e transformação. A insegurança, desigualdade e intolerância estão a propagar-se. As instituições globais e nacionais estão a ser colocadas à prova. Com tanta coisa em jogo, as Nações Unidas devem manter o ritmo em todo o espectro das suas actividades – paz, desenvolvimento, direitos humanos, Estado de Direito, capacitação dos jovens e das mulheres do mundo.

Tem havido progressos importantes em muitas frentes. A pobreza extrema foi reduzida para metade desde o ano 2000. Transições democráticas estão a acontecer em vários países. Há sinais encorajadores de crescimento económico em várias regiões do mundo em desenvolvimento.

É agora tempo de elevarmos as nossas ambições colectivas. Com o prazo final dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (2015) a aproximar-se, devemos intensificar os nossos esforços para atingir todas as metas para salvar vidas. Devemos preparar uma agenda de desenvolvimento para o período pós-2015 audaciosa e pragmática. E devemos continuar a combater a intolerância, a salvar pessoas que se vêm envolvidas em conflitos e a estabelecer uma paz duradoura.

A Organização das Nações Unidas não é apenas um ponto de encontro para os diplomatas. As Nações Unidas são os capacetes azuis a desarmar combatentes, os trabalhadores da área da saúde que distribuem medicamentos, as equipas de socorro que ajudam os refugiados, os peritos em direitos humanos que contribuem para que seja feita justiça.

Para levar a cabo esta missão global dependemos de inúmeros amigos e apoiantes. As organizações Não-Governamentais, os cientistas, académicos, filantropos, os líderes religiosos, os executivos das empresas e os cidadãos interessados são fundamentais para que tenhamos êxito. Nenhum governante, país ou instituição pode fazer tudo sozinho, mas cada um de nós, à sua maneira, pode fazer algo.

Neste Dia das Nações Unidas, reafirmemos o nosso compromisso individual e a nossa determinação colectiva em tornar realidade os ideais da Carta das Nações Unidas e construir um mundo melhor para todos.