fonteIMVF
a 23 OUT 2012

"Os desafios do Desenvolvimento", o impacto das políticas da União Europeia em fotografia

Os novos desafios mundiais colocam em evidência a necessidade de se adoptar um modelo de Desenvolvimento Sustentável. Na semana em que assinalamos a luta em prol da erradicação da pobreza como uma prioridade das Nações, não devemos deixar de reflectir sobre a força dos números: mil milhões de pessoas ainda vivem abaixo do limiar da pobreza.

Num mundo vincado por desigualdades, a crise atingiu de maneira desproporcional os países mais pobres que viram aumentar ainda mais o seu défice de Desenvolvimento Sustentável.

Como actor de relevo no sistema internacional e com compromissos internacionais, com vista à erradicação da pobreza, assumidos junto da União Europeia e das Nações Unidas, Portugal não pode deixar de alinhar as suas políticas internas com a sua política externa.

Neste sentido é imperativo prosseguir uma política de cooperação coerente, assertiva, forte, coordenada e concertada. Mais do que um desafio a Política de Cooperação e Desenvolvimento é um garante de um futuro mais próspero e sustentável para todos.

Foi este o espírito presente nas actividade e produtos desenvolvidos no âmbito do projeto coerência.pt e em particular no álbum “Os Desafios do Desenvolvimento”, em que procuramos espelhar o impacto das políticas empreendidas pela União Europeia em 12 áreas de intervenção prioritária, nos países em desenvolvimento.

Veja o álbum aqui