fonteUNRIC
a 15 OUT 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A pobreza é fácil de denunciar, mas difícil de combater. Aqueles que sofrem de fome, carência e indignidade precisam mais do que palavras simpáticas, eles precisam de um apoio concreto.

Nós assinalamos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza num momento de austeridade económica em muitos países. Como os governos lutam para equilibrar o orçamento, o financiamento para a redução da pobreza está sob ameaça. Mas este é justamente o momento de proporcionar aos pobres o acesso aos serviços sociais, segurança no rendimento, trabalho decente e proteção social. Só assim poderemos construir sociedades mais fortes e prósperas, e não a equilibrar orçamentos à custa dos pobres.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio galvanizaram ação a nível mundial que por sua vez gerou grandes progressos. Reduzimos a pobreza extrema pela metade e corrigimos o desequilíbrio entre os sexos na educação infantil, havendo agora tantas meninas a frequentar a escola primária quantos os rapazes. Muitas mais comunidades têm acesso a água potável. Milhões de vidas foram salvas graças a investimentos na saúde.

Esses ganhos representam um grande avanço em direção a um mundo mais justo, próspero e sustentável. No entanto, mais de mil milhões de pessoas ainda vivem na pobreza, os seus direitos de acesso a cuidados de educação, alimentação e saúde são-lhes negados. Nós temos que capacitá-los para que nos ajudem a encontrar soluções sustentáveis. Não devemos poupar esforços para garantir que todos os países conseguem alcançar os ODM até 2015.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho deste ano, os líderes de todo o mundo, declararam que a erradicação da pobreza é "o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje."

Estamos agora a desenvolver o Quadro de Desenvolvimento das Nações Unidas para o período após 2015, que se baseia nos ODM mas ao mesmo tempo procura dar resposta às desigualdades persistentes e aos novos desafios que enfrentam as pessoas e o planeta. O nosso objetivo é elaborar um quadro ousado e ambicioso, que pode promover mudança transformacional beneficiando pessoas no presente e as gerações vindouras.

A pobreza descontrolada, que se agravou por muito tempo, está ligada à agitação social e as ameaças à paz e segurança. Neste Dia Internacional, vamos fazer um investimento no nosso futuro comum, ajudando a tirar as pessoas da pobreza, para que elas, por sua vez, possam ajudar a transformar o nosso mundo.