fonteFEC
a 12 OUT 2012

Move-te pela Mudança (Projecto FEC)

O M&M – Move-te pela Mudança, lançado pelo Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social da FEC, é um programa que visa a sensibilização e mobilização dos jovens cristãos como agentes de mudança e transformações positivas, na realidade local e global.

Surge da inspiração dos flashmob – intervenções de rua, quase espontâneas e inspiradoras, que dão voz a causas e envolvem a comunidade, com criatividade e alegria e pretende inspirar processos de aprendizagem de reflexão - ação interligando Cristianismo, Desenvolvimento Humano Integral e Cidadania Global.

Com o apoio da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso de Lisboa, o projeto encontra-se neste momento em fase piloto, contando com a colaboração de quatro professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário e também com o Departamento de Educação para o Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS, ONGD Jesuíta).

Tendo numa primeira fase como objetivo envolver os alunos de EMRC do ensino secundário, serão concebidos e testados até ao final deste ano seis guiões de apoio às Unidades Letivas da disciplina, integrando diversos temas e dinâmicas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no programa da disciplina, que serão lançados a toda a comunidade EMRC no início de 2013, a partir de uma ação de formação creditada na UCP.

Já com algum trabalho desenvolvido, coube a esta equipa apresentar este desafio na reunião geral de Professores de EMRC da Diocese de Lisboa, no passado dia 29 de Setembro, inspirando o tema do ano do SDER – Por uma nova cidadania, move-te!

É bom perceber que, numa realidade muita adversa à disciplina de EMRC nas escolas públicas e adversa para os professores em geral, uma pequena semente é rapidamente alimentada e multiplicada, como fermento na massa, congregando esforços, criatividades e vontades. Ainda não tendo chegado aos alunos, o M&M está já a mobilizar os professores, o que confirma desde já a necessidade e pertinência deste programa.

Para mais informações, contatar margarida.alvim@fecongd.org.

(Artigo escrito com o novo acordo ortográfico)