|
fonteUNRIC
a 11 JUL 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da População

A população mundial mais do que triplicou desde que a ONU foi criada em 1945, e continua a crescer. Com mais de 7 mil milhões de pessoas a habitar o planeta, enfrentamos uma exigência cada vez maior sobre recursos que são partilhados e desafios significantes para alcançar os objectivos acordados internacionalmente.

Crises múltiplas de alimentação, combustíveis e financeiras causaram um sofrimento considerável e serviram para despertar as consciências sobre a necessidade de prestar maior atenção às peças em que se funda o desenvolvimento sustentável. A saúde reprodutiva é uma parte indispensável da equação do desenvolvimento. Mulheres e jovens que se encontram de boa saúde e que têm o poder e os meios para tomar as suas próprias decisões sobre quantos filhos desejam ter , e quando os ter, estão em melhores condições para contribuir para o desenvolvimento das suas sociedades.
 
No entanto, apenas uma em cada três mulheres do mundo rural nos países em desenvolvimento recebe cuidados de saúde adequados durante a gravidez. A gravidez adolescente ainda é bastante comum na maior parte do mundo, um fenómeno muitas vezes agravado pela pobreza e falta de educação. Mais de 200 milhões de mulheres e adolescentes não têm acesso a contraceptivos e programas de planeamento familiar voluntário estão carentes de recursos em quase toda a parte.
 
Podemos e devemos fazer melhor. Neste Dia Mundial da População, apelo a todos os estados-membros que suprimam o fosso entre a procura e a oferta de serviços de saúde reprodutiva. A saúde reprodutiva e os direitos são parte integrante do desenvolvimento sustentável e redução de pobreza. Investir no acesso universal aos cuidados de saúde reprodutiva é fazer um investimento crucial em sociedades saudáveis e num futuro mais sustentável.
 
----------------------------------
 
Mais informação em: 
http://www.unfpa.org/public/world-population-day/  
http://www.un.org/en/events/populationday/ 

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010