|
fonteCONCORD
a 05 JUL 2012

Parlamento Europeu adoptou a declaração escrita sobre ED e a cidadania global

No dia 5 de Julho, o Parlamento Europeu adoptou oficialmente a declaração escrita sobre educação para o desenvolvimento e a cidadania global, apresentada pelos Deputados ao Parlamento Europeu Filip Kaczmarek, Catherine Grèze, Fiona Hall, Maria Badia I Cutchet e Michael Gahler.

Depois de uma campanha intensa que durou 4 meses, o Parlamento Europeu adopta a declaração escrita sobre educação para o desenvolvimento e a cidadania global (Número total de signatários: 398 deputados).
 
A declaração, que promove o fortalecimento das políticas de educação de desenvolvimento, tanto a nível nacional como a nível Europeu, representa um marco político fundamental para o sector da educação para o desenvolvimento.
 
A resposta extremamente positiva do Parlamento Europeu vai ao encontro de uma campanha liderada pela CONCORD e pelo DEEEP, com o apoio de várias ONGD e da Plataforma, e define o quadro para novos debates políticos sobre o papel dos cidadãos europeus no desenvolvimento.
 
• Apesar de vários Estados-Membros já terem adoptado uma estratégia nacional de educação para o desenvolvimento, continua a haver um número elevado de países onde esta estratégia ou não existe ou ainda não está totalmente implementada (Áustria, República Checa, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Polónia, Portugal, Espanha, Reino Unido:
http://www.deeep.org/index.php?option=com_content&view=article&id=158&Itemid=83#UK)
 
• Apesar de os europeus apoiarem em grande parte o desenvolvimento, o seu envolvimento pessoal no que respeita a questões de justiça global permanece baixo: 89% dos europeus reconhecem um valor elevado à cooperação para o desenvolvimento, mas apenas 4% se envolvem activamente em acções de voluntariado. (Barómetro Especial 352:
http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/ebs/ebs_352_en.pdf)
 
• A UE é um dos mais importantes financiadores na área da educação e consciencialização para o desenvolvimento na Europa com € 30 milhões, através do EuropeAid, e mas não há ainda nenhuma estratégia explícita de educação para o Desenvolvimento. (Dossier temático do DEEEP: „DEAR matters: Strategic approaches to development education in Europe) 
 
O Deputado ao Parlamento Europeu Kaczmarek declarou que "educação para o desenvolvimento desempenha um papel fundamental na erradicação da pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável. Reforça o apoio para o envolvimento dos cidadãos ao nível local e global para promover o desenvolvimento sustentável, direitos humanos e justiça".
 
A CONCORD e o DEEEP, com o apoio de ONGD e outras Plataformas, continuarão a trabalhar lado a lado com as instituições europeias e o Parlamento Europeu para promover a educação para o desenvolvimento. A adopção desta declaração por escrito é mais um passo importante no sentido de reforçar a consciencialização dos cidadãos europeus em relação ao desenvolvimento. Tal processo prevê, entre outras coisas, a elaboração do relatório do Parlamento Europeu sobre educação para o desenvolvimento. 
   
Pode ler a declaração aqui
 
Mais informações (incluindo a lista de signatários) aqui.

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010