|
porCésar Neto
fontePlataforma
a 02 JUL 2012

Cinema pelos Direitos e Desenvolvimento: “Crianças da Amazónia"

No passado dia 19 de Junho, por ocasião da cimeira Rio+20, teve lugar a exibição do filme “Children of the Amazon / Crianças da Amazónia”. Da realizadora brasileira Denise Zmekhol, este filme leva-nos ao coração da Amazónia, ao encontro dos povos que a habitam, e conta a história do que aconteceu com a construção de uma estrada e a consequente desflorestação.

A projecção foi seguida de um debate que contou com a participação de Catarina Albuquerque, Relatora Especial das Nações Unidas para o direito humano à agua e ao saneamento, e João José Fernandes, Director Executivo da Oikos - Cooperação e Desenvolvimento. O debate foi moderado por António Perez Metelo, Redactor Principal do DN.
 
Neste debate, João José Fernandes fez referência à inexistência de um modelo alternativo de desenvolvimento ao actual, reforçando, no entanto, a ideia de que há que “acelerar o debate para chegar a uma altura em que seja possível ter metas e compromissos concretos” (Diário de Notícias, 20/06/2012). Catarina Albuquerque sublinhou o facto de serem as minorias étnicas, os povos indígenas e os imigrantes os que continuam sem ter acesso a saneamento e ao abastecimento de água em países em desenvolvimento e alertou para a importância do trabalho da sociedade civil “para trazer à consciência colectiva a realidade dos problemas e exercer sobre os decisores a influência essencial à mudança” (Diário de Notícias, 20/06/2012). 
 

  
   

A exibição do filme contou com sala composta e um debate que foi proveitoso para todos os presentes.
 
As pessoas que não puderam assistir ao filme no auditório do DN, tiveram a possibilidade de assistir ao filme e debate através do site www.dn.pt.
 
Esta exibição foi a terceira sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC). A próxima sessão acontecerá em Setembro. Mais informação em breve.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010