fonteGT Ética
a 23 MAI 2012

Ética e Conduta nas ONGD Portuguesas

Resumo de actividade do grupo de trabalho de ética da plataforma portuguesa das ONGD

O grupo de trabalho de ética (GT Ética) tem desenvolvido a sua actividade desde Outubro de 2011. Uma vez que acreditamos que o trabalho realizado pelo grupo poderá servir como uma mais valia para trabalho diário e para os processos de tomada de decisão das ONGD portuguesas vimos apresentar alguns dos resultados desenvolvidos nos últimos meses.

À luz da proposta de actividades apresentada no momento da sua criação, e tendo como duas grandes finalidades aprofundar o conhecimento sobre ética e construir uma base para a criação dum código de conduta das ONGD em Portugal, o grupo trabalho iniciou a sua acção reunindo e analisando um conjunto de documentos nacionais e internacionais que orientam e enquadram o tema neste sector. A recolha desses documentos poderá ser considerada como um dos primeiros resultados do grupo, na medida em que constitui um banco de recursos ligados à ética do trabalho de cooperação e ajuda humanitária que poderá ser consultado e/ou enriquecido por qualquer membro da Plataforma mediante contacto com o grupo de trabalho (
gt.etica2011@gmail.com).

Com o objectivo de adequar as actividades realizadas ao dia-a-dia das organizações portuguesas, têm também sido levadas a cabo reflexões sobre temas como: a utilização de imagens e mensagens sobre países em desenvolvimento; a conduta em situações de ajuda humanitária e emergência; a transparência económica das organizações, a banca ética, entre outros. O produto das reflexões e análise de documentos, não só se materializa na redacção de alguns capítulos do Código de Conduta que se encontra em construção, mas também na produção de alguns resumos temáticos disponíveis no banco de recursos previamente referido.

O grupo tem funcionado assente em reuniões mensais em Lisboa, contando com a adesão das seguintes organizações: Abraço, CEAUP /ONGD – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Engenho e Obra, Fundação Champagnat, Fundação Gonçalo da Silveira, Helpo, IED, Leigos para o Desenvolvimento, Médicos do Mundo e Orbis. O conteúdo e orgânica destas reuniões poderá ser consultado nas actas do grupo de trabalho (também disponíveis no banco de recursos). O dia-a-dia do grupo é completado por uma correspondência (via email) entre os participantes onde é efectuado um ponto de situação dos trabalhos e discutidas algumas das temáticas em análise. Tanto a participação nas reuniões como na correspondência está acessível a qualquer organização membro da Plataforma Portuguesa das ONGD mediante interesse revelado junto desta última.

Por fim, considera-se relevante partilhar que no trabalho do GT Ética têm vindo a ser ponderadas algumas parcerias com outras entidades da sociedade civil de modo a que o trabalho desenvolvido seja enriquecido pelos contributos dessas entidades. Actualmente encontramo-nos a explorar a possibilidade de parceria com a EBEN Portugal - European Business Ethics Network.

A 20/05/2012,
Pelo GT Ética,
Teresa L Cardoso (CEAUP/ONGD)