|
porCésar Neto
fontePlataforma
a 18 MAI 2012

Cinema pelos Direitos e Desenvolvimento: “O Caminho da Paz"

No passado dia 17 de Maio, por ocasião da celebração do 10º aniversário da independência de Timor-Leste (a 20 de Maio), teve lugar a exibição do filme “dalan ba dame – Caminho da Paz”.

O filme “dalan ba dame – Caminho da Paz” retrata a vida em Timor-Leste no período entre 1974 e 1999 e permite perceber a história e os problemas que este país enfrentou. Insere-se no trabalho realizado pela Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste (CAVR) e serviu de pano de fundo para um debate mais amplo sobre processos de reconciliação, justiça e impunidade e sobre o papel da sociedade civil na defesa e na promoção dos Direitos Humanos.
 
A projecção foi seguida de um debate que contou com a participação de Adelino Gomes, professor e jornalista que, nesta última função acompanhou a guerra civil em Timor, Luísa Teotónio Pereira, fundadora e membro do Conselho Directivo do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e activista da questão de Timor, e Megan Hirst, trabalhou no Centro Internacional de Justiça Transitória (ICTJ) monitorizando o processo judicial em Timor, e na Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR) de Timor-Leste. Foi moderado por António Perez Metelo, Redactor Principal do DN.
 
Neste debate, Megan Hirst referiu que ainda há muito a fazer e que neste momento ainda se encontram processo judiciais a decorrer. Luísa Teotónio Pereira referiu que o caso de Timor deve ser visto como exemplo e não devemos ter memória curta pois situações idênticas continuam a acontecer (casos da Eritreia e do Sahara Ocidental). Adelino Gomes preferiu realçar a luta tremenda que foi tramada, uma enorme luta, muito sofrida, mas que terminou com uma vitória. 

 

 

  
A exibição do filme contou com sala cheia e um debate que foi proveitoso para todos os presentes.
 
As pessoas que não puderam assistir ao filme no auditório do DN, tiveram a possibilidade de assistir ao filme e debate através do site www.dn.pt.
 
O filme e o debate ficaram ainda disponíveis para serem vistos em:
- Filme:
http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2527540&seccao=Media  
- Debate:
http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2527948&seccao=Media  
 
Esta exibição foi a segunda sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC). A próxima sessão acontecerá em Junho e será sobre sustentabilidade ambiental. Contará com a exibição do filme “Children of the Amazon” que será seguido de um debate. Mais informação em breve.

 

 

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010