porCésar Neto
fontePlataforma
a 26 ABR 2012

Cinema pelos Direitos e Desenvolvimento: “Um Dia na Terra”

No passado dia 22 de Abril, por ocasião da celebração do Dia da Terra, teve lugar a exibição do filme “Um Dia na Terra”.

Para este projecto contribuíram milhares de pessoas em todo o mundo, que enviaram três mil horas de imagens. O produtor Brandon Litman utilizou estas imagens para construir um documentário de 104 minutos sobre a humanidade.

A projecção foi seguida de um debate que contou com a participação de Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC e de Liliana Azevedo, membro da direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD, e foi moderado por Leonídio Ferreira, subdirector do Diário de Notícias.

Neste debate, Liliana Azevedo referiu que este filme pode ser visto de várias perspectivas, mas que tem o condão de nos fazer pensar, e mostra que "Tudo está ligado, não estamos isolados”. Referiu ainda que não podemos esquecer que “Nos países onde tem havido um grande crescimento, o que tem aumentado são as desigualdades".

A exibição do filme contou com sala cheia e um debate que foi proveitoso para todos os presentes que saíram da sala com mais alguns dados para reflectir sobre o presente e o futuro do mundo onde vivemos.

As pessoas que não puderam assistir ao filme no auditório do DN, tiveram a possibilidade de assistir ao filme e debate através do site DN.pt.

O filme e o debate ficaram ainda disponíveis para serem vistos em:
- Filme:
- Debate:

Esta exibição marcou a primeira sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC). Este ciclo pretende criar espaços de debate sobre questões relacionadas com o desenvolvimento.

O ciclo irá decorrer ao longo do ano de 2012. A próxima sessão acontecerá no final de maio e será sobre os 10 anos da independência de Timor. Contará com a exibição do filme “Dalan Ba dame” que será seguido de um debate. Mais informação em breve.