a 27 MAR 2012

Plataforma Portuguesa das ONGD lança o Guia das ONGD

O Guia das ONGD 2012 apresenta as 67 Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas associadas da Plataforma, oferecendo uma contextualização sobre estas organizações, nomeadamente sobre as suas áreas de trabalho, os países em que actuam, entre outras. Nele são também apresentados a história e o trabalho da Plataforma Portuguesa das ONGD.

O Guia pretende ser uma referência do trabalho das ONGD portuguesas, principalmente numa época em que se verifica um contexto nacional de grandes dificuldades e desafios para todos os agentes que intervêm nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência.

As ONGD têm sofrido com a constante indefinição da política pública de cooperação e com a incoerência das medidas tomadas perante a estratégia de 2005 que alegadamente está em vigor. O corte generalizado dos financiamentos disponíveis para os seus projectos, também tem levado reajustes de fundo. Apesar da capacidade de adaptação que caracteriza o trabalho das ONGD, muitas delas tiveram já de suspender alguns dos projectos que tinham em execução, facto que representa colocar em risco esforços de décadas de trabalho em prol do desenvolvimento, uma situação inédita em mais de 27 anos enquanto movimento.

A Plataforma Portuguesa das ONGD e as suas associadas têm uma noção clara dos efeitos e consequências da crise económica e financeira no país e no sector, mas para reforçar este contexto adverso muito tem contribuído o facto do Governo, eleito em Junho de 2011, ter pautado a sua actuação ou pela ausência de medidas políticas ou pela adopção de um conjunto de medidas e opções estratégicas muito questionáveis para estas áreas e que criaram um clima de grande indefinição. O resultado desta situação poderá ser um profundo retrocesso da eficácia e impacto da Cooperação Portuguesa e na credibilidade do sector e do país junto de países terceiros e de instituições internacionais.

Pode aceder à versão online do Guia das ONGD -2012 aqui