a 27 FEV 2012

Primeira Esquadra de Bissau transformada em Casa dos Direitos

Abrirá portas pela primeira vez amanhã, dia 28 de Fevereiro, em pleno centro de Bissau a Casa dos Direitos, naquela que foi em tempos a mais antiga esquadra da Guiné-Bissau. Para o dia da inauguração os parceiros da iniciativa preparam um conjunto de iniciativas em torno do tema principal deste ano: os Direitos das Mulheres da Guiné-Bissau.

A cerimónia de abertura da Casa será presidida pelo Primeiro-Ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, e inclui a inauguração da exposição fotográfica “Mulheres da Guiné-Bissau”, o lançamento do livro “Desafios – Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau” e de uma série de documentários realizados pela televisão comunitária guineense TVKlelé.

Já no final da manhã discutem-se os Direitos Humanos e os Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau com a participação da deputada Nimha Cissé, da escritora Odete Semedo, do Ministro da Educação, Artur Silva, e do Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, num debate moderado por Nelson C. Lopes, coordenador da iniciativa. O encerramento do programa estará a cargo do Presidente da República Interino, Raimundo Pereira.

Este projecto, iniciado em Janeiro de 2010, resulta de uma parceria alargada entre ONG guineenses e portuguesas, com financiamento da Cooperação Portuguesa e apoio do Governo da Guiné-Bissau (decidiu o encerramento da Esquadra/prisão e colocou a Casa à disposição da iniciativa), da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Aveiro.

Fonte: ACEP