a 01 FEV 2012

O futuro que queremos

"O futuro que queremos" é uma iniciativa que se destina a mostrar como nós – os cidadãos do mundo – desejamos que a nossa vida e as nossas comunidades sejam dentro de 20 anos.

Em Junho do próximo ano, os líderes mundiais vão reunir-se no Rio de Janeiro, no Brasil, para participar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20. Vão considerar acções que permitam alcançar um mundo mais sustentável – um mundo em que tenhamos menos pobreza e uma melhor qualidade de vida, onde usufruamos de mais segurança e consigamos fazer face a desafios difíceis como as alterações climáticas mundiais, a rápida urbanização e as maiores necessidades de recursos da população crescente do mundo. A Conferência visa atingir estes objectivos:

• incentivando acções destinadas a ajudar as pessoas e os países a avançarem em direcção a uma economia mais verde, susceptível de criar mais empregos, gerar maior prosperidade, reduzir a pobreza e assegurar que todos possamos viver em comunidades dignas e seguras;
• melhorando a forma como gerimos os desafios do desenvolvimento sustentável a nível internacional.

A iniciativa "O futuro que queremos" utilizará tecnologias de comunicação modernas, designadamente os meios de comunicação social e a Internet, para promover a participação de pessoas do mundo inteiro num diálogo mundial sobre o tipo de futuro que desejariam para as suas cidades, aldeias e bairros.

Mas é necessário sabermos, também, o que desejam aqueles que não têm acesso à Internet.

O Guia para o Diálogo da iniciativa "O futuro que queremos" contém sugestões sobre a forma de levar pessoas de todas as idades e de todos os países a participarem neste diálogo mundial usando as ferramentas de que dispõem.

COMO PARTICIPAR

Enviem-nos as vossas ideias sobre aquilo que o futuro poderá ser num mundo mais sustentável, especialmente no vosso caso e no caso da vossa família e vizinhos. Queremos que sejam realistas quanto aos problemas que estão a enfrentar e têm de superar. Mas também queremos que demonstrem esperança e uma atitude positiva e construtiva.

Indicamos a seguir algumas das maneiras como podem participar no diálogo mundial:

Se estiverem ligados à Internet, consultem o sítio Web
www.futurewewant.org para obter instruções.

Se não estiverem ligados à Internet, enviem-nos as vossas ideias de uma das seguintes formas:

• Vídeos ou fotografias das coisas de que gostam na vossa comunidade – coisas que consideram que deviam continuar a fazer parte da vida dentro de 20 anos.
• Vídeos ou gravações em que nos falem das vossas ideias.
• Desenhos.
• Cartas ou pequenos textos (de 300 palavras ou menos).

As ideias podem ser apenas vossas ou surgir no contexto de projectos realizados na escola, reuniões comunitárias, grupos sociais ou inquéritos informais à vossa comunidade. A decisão é vossa.

APRESENTAMOS A SEGUIR ALGUMAS PERGUNTAS QUE VOS PODERÃO AJUDAR A COMEÇAR A PENSAR SOBRE O FUTURO:

1. Imaginem que, em 2030, a vossa comunidade, bairro ou aldeia é o sítio onde desejam continuar a viver ou onde a vossa família deseja estar a viver. Que aspecto tem? O que está a vossa comunidade a fazer para lidar com questões como a água, a energia, o saneamento, o emprego, a saúde pública e a segurança?

2. Imaginem que a vossa comunidade reflecte a vossa cultura, os vossos valores e as vossas tradições. Não tem necessariamente o aspecto que tem hoje nem o de comunidades de outros países. O que há de único e especial no sítio em que vivem com a vossa família em 2030?

3. Quais são as três coisas de que mais gostam na vossa comunidade hoje – as coisas que gostariam que se mantivessem no futuro? Quais são as três coisas que mais gostariam de mudar?

4. Imaginem que têm uma reunião privada com o líder do vosso país, com o Secretário-Geral das Nações Unidas ou com um ancião venerado da vossa cultura ou confissão religiosa. Essa pessoa pergunta-vos: "Quais são as três coisas que pediriam aos líderes mundiais para fazer hoje a fim de nos ajudar a alcançar um futuro melhor?" Podem pedir o que quiserem. Qual seria a vossa resposta a essa pergunta?

5. Imaginem que têm uma reunião privada com um dos líderes empresariais mais poderosos do mundo. Essa pessoa pergunta-vos: "Se pudessem mudar uma coisa na forma como as indústrias e as empresas estão a contribuir para o mundo, que coisa seria essa?" Qual seria a vossa resposta?

FORMA COMO AS VOSSAS IDEIAS IRÃO CONTRIBUIR PARA O FUTURO QUE QUEREMOS

Em Março e Abril de 2012, as ideias que tivermos recebido de pessoas do mundo inteiro serão compiladas e examinadas por uma equipa de peritos. Procuraremos os temas, esperanças e aspirações comuns. Com base nessas ideias, produziremos vídeos e outros produtos para mostrar de uma maneira bem expressiva qual o aspecto que um futuro sustentável poderá ter em diferentes culturas e países dentro de 20 anos. Essas imagens serão exibidas na conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro e, posteriormente, no mundo inteiro.

Com efeito, essas visões do futuro serão a voz dos cidadãos do mundo e mostrarão aos nossos líderes qual é o mundo que queremos que eles nos ajudem a criar.

Fonte: ONU