fonteIMVF
a 21 MAR 2010

IMVF lançou o site Coerencia.pt

O IMVF lançou recentemente o site Coerencia.pt – uma Plataforma de monitorização online onde, ao longo de 36, se irá promover a melhoria da coerência e da visibilidade das políticas externas dos Governos e da União Europeia e denunciar as suas incoerências propondo alternativas de acção, recomendações com o objectivo de as inverter.

O objectivo é promover a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento através da sensibilização e mobilização de decisores políticos, funcionários públicos, ONGD e público em geral, em Portugal e nos países parceiros: Holanda, República Checa e Estónia.

Esta monitorização será estabelecida em forma de ranking, disponível no nosso site www.coerencia.pt, onde através da análise das iniciativas, discursos e publicações dos representantes parlamentares nacionais, será atribuída uma classificação aos Grupos parlamentares que se destaquem positivamente.

Assim, de cada vez que um parlamentar levar a cabo uma acção considerada positiva em termos da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento, esta será divulgada online. A monitorização apresentará continuamente os resultados da evolução dos partidos políticos face à implementação de políticas mais justas e de modo a aferir quais os partidos mais activos na advocacia por políticas coerentes.

Esta classificação irá incidir sobre as 12 áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Europeu em 2005 e sobre as quais serão feitos estudos de caso.

As recomendações finais deverão contribuir para a eficácia da Ajuda em articulação com os ODM e na luta contra a pobreza. O IMVF entende que monitorizar as acções políticas do parlamento nacional faz parte de uma cidadania activa que pretende estabelecer um desenvolvimento mais coerente.

Mais info: www.coerencia.pt