|
a 20 OUT 2011

Tempestade na América Central – Oikos está no terreno e prepara assistência à população

A Oikos, única Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento portuguesa a operar na América Central, está presente no terreno e em contacto directo com as comunidades mais afectadas. No levantamento feito pela equipa da Oikos e parceiro local FUNSALPRODESE, há neste momento mais de 21 mil pessoas desalojadas e a ajuda é urgente.

A Tempestade tropical que assola a América Central está a incidir em particular em El Salvador, onde as autoridades locais decretaram já o Estado de Calamidade Publica e Desastre em 3 departamentos do país: Ahuachapán, La Paz y Usulután. Outras medidas tomadas foram igualmente a suspensão do sistema educativo nacional e o pedido de Ajuda Internacional.
 
A maioria das vias de acesso estão inundadas ou bloqueadas e houve uma perda total dos cultivos e animais, bem como utensílios (como barcos e redes de pesca) essenciais para a subsistência das populações. A contaminação de poços de água e a interrupção do fornecimento de energia eléctrica são também elementos de risco acrescido para a saúde pública.
 
O que já está a ser feito?
Até agora já foram distribuídos mais de 1700 Kits de Emergência entre produtos alimentares, de higiene, cobertores, água, colchões e medicamentos.
 
Na tentativa de ajuda mais próxima, também as várias instalações das organizações no local estão a servir de abrigos temporários e estão a ser formadas equipas de recolha de produtos básicos e alimentos.
 
Proposta de Intervenção de Emergência
A situação requere uma intervenção a curto prazo e um trabalho posterior para a reabilitação dos meios de vida da população. Assim, pretende-se em primeira instância assegurar as necessidades básicas das famílias: com a distribuição de alimentos, leite em pó para bebé, produtos de higiene, cobertores e água potável; acesso a cuidados médicos básicos; e com limpeza e desinfestação das habitações e poços. Numa fase posterior, de reabilitação, pretende-se restituir as condições básicas familiares, nomeadamente com a distribuição sementes de variedades agrícolas de rápido crescimento, aves domésticas, kits de cozinha e utensílios pesqueiros.
 
A Oikos trabalha em El Salvador desde 2001 e tem vindo a fortalecer as instituições locais de protecção civil no Departamento de Ahuachapán, um dos mais afectados, com apoio financeiro do Departamento de Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHO) e do IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. 
  
Fonte: OIKOS

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010