a 17 OUT 2011

Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza: O Mundo que queremos é possível!

As pessoas estão fartas da pobreza. Adultos e jovens combinam formas comunais antigas e tradicionais com novas formas tecnológicas como o facebook e o twitter para se organizarem horizontalmente. A luta contra a pobreza está activa: O Mundo que queremos é possível!

No dia 17 de Outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, como representante, através da campanha “Pobreza Zero” do Global Call to Action against Poverty (GCAP), lança em simultâneo com mais de 20 países o relatório “The World We Want”. Este relatório contou com contribuições oriundas de centenas de organizações de 35 países do mundo.

Este relatório faz-nos olhar para 2010, um ano em que aumentaram os desastres naturais; mais de mil milhões de pessoas (uma em cada sete) passam fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego; muitas pessoas que vivem em pobreza são de países de rendimentos baixos mas também e cada vez mais de países de rendimentos médios, o que altera a forma como concebemos a ajuda ao desenvolvimento; o espaço democrático está a ser restringido com a entrada em vigor de leis que progressivamente ameaçam os direitos civis e políticos; o nosso planeta está pronto para desistir dos humanos por causa da nossa violência ambiental; a humanidade está a colher o que semeou. E, no entanto, no meio de tudo isto, temos um sonho. Chama-se “The World We Want”. As insurreições democráticas em todo o mundo tal como as da “Primavera Árabe” estão a abrir caminho para a autodeterminação dos povos. As pessoas estão fartas da pobreza. Estão fartas de alimentar os ditadores. Homens, mulheres, jovens, combinam formas comunais antigas e tradicionais com novas formas tecnológicas como o Facebook e o twitter para se organizarem horizontalmente. Em 2010, os membros do GCAP juntaram as vozes de mais de 173 milhões de pessoas que se levantaram contra a pobreza e a desigualdade e foram ouvidas pelas Nações Unidas quando o Stand Up culminou junto à Cimeira de avaliação intercalar dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Este relatório é o testemunho escrito das mensagens que “nós, o povo” enviámos aos líderes políticos, aos empresários ao longo do ano. Demonstra os actos que as pessoas estão a levar a cabo contra a pobreza e a desigualdade.

Neste primeiro relatório sobre o Mundo que queremos estão espelhados os nossos planos e apenas uma pequena fracção de acções que as pessoas à volta do mundo estão a concretizar para construir aquele mundo. Este relatório será lançado anualmente a 17 de Outubro, o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.

Esperamos que nos próximos anos este relatório seja redigido a nível local, nacional, regional e global em todo o mundo. Queremos que o 17 de Outubro se torne a data de celebração anual dos avanços e das conquistas do “The World We Want” e que sirva de inspiração para todos quantos estão a querer lutar por um mundo melhor.

A nossa coragem e espírito comuns têm que ter mais força do que qualquer crise financeira ou ambiental: podemos viver em paz e num ambiente saudável. Podemos transformar a cultura competitiva generalizada em cultura de cooperação global, o domínio em inclusão, a exploração de uns pelos outros e do planeta em respeito, equilíbrio e harmonia.

Veja como na versão integral do relatório disponível em www.oikos.pt que trata, entre outros, de temas como os Direitos Humanos e responsabilização mútua, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e pós 2015, Direito à Água, ratificação do Protocolo Opcional do Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, justiça e igualdade de género, financiamento do desenvolvimento, comércio internacional, dívida externa, justiça climática, juventude, paz e segurança, espaço da sociedade civil e inclusão social.

A Oikos associa, ao lançamento deste relatório, um desafio à mobilização através do Facebook. No evento criado para o efeito, todas as pessoas, a título individual ou em grupo - escolas, famílias, amigos, instituições - são convidadas a vestir uma peça de roupa branca e tirar uma foto com uma mensagem alusiva à luta contra a pobreza. Saiba mais, em www.facebook.com/oikos.cd

Fonte: Oikos