|
a 25 JUL 2011

Mudanças climáticas são “ameaça real” à paz e estabilidade, diz a ONU

Secretário-Geral apela mitigação e adaptação aos efeitos das alterações e pede medidas decisivas na Conferência sobre o Clima em Durban, na África do Sul.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
 
As mudanças climáticas são uma ameaça real à paz e segurança mundial, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
 
Discursando no Conselho de Segurança, Ban lançou um apelo urgente aos países para que encontrem formas de as mitigar e adaptar-se aos seus efeitos. Aos países emergentes, o Secretário-Geral pediu que assumam a sua parte na responsabilidade.
 
Alterações Profundas
 
Mais de 50 nações pronunciaram-se no debate sobre o impacto das mudanças climáticas na paz e segurança internacional.
 
O director executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, disse que a humanidade está num ponto da sua história com a capacidade de alterar profundamente, numa ou duas gerações, as condições em que as sociedades evoluíram ao longo de milénios.
 
Temperatura Extrema
 
Na ocasião, Ban apontou que eventos de temperatura extrema continuam frequentes e intensos tanto em nações ricas e pobres.
 
De acordo com o Secretário-Geral, o resultado é a devastação da vida, infra-estruturas, instituições e orçamentos – numa combinação capaz de criar perigosos vazios de segurança. Ban pediu uma fórmula política para garantir a adesão dos países aos compromissos estabelecidos no Protocolo de Quioto.
 
Novas Plataformas
 
O director do Pnuma referiu-se ainda à probabilidade de adopção de novas plataformas internacionais e mecanismos de resposta institucional que antecipem preocupações de segurança e facilitem a cooperação.
 
De acordo com o Secretário-Geral, é necessário que sejam acelerados os compromissos alcançados em Cancún, e que a protecção a florestas, adaptação e tecnologia devem merecer medidas decisivas na próxima Conferência sobre o Clima em Durban, na África do Sul. 
 
Fonte: Rádio ONU

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010