|
a 11 JUL 2011

Países mais pobres do mundo pedem investimento, não caridade.

Países mais pobres do mundo vão acolher 1,7 mil milhões de habitantes em 2050. Este foi o número avançado por especialistas das Nações Unidas no âmbito da 4ª Conferência sobre os Países Menos Avançados (PMA) do mundo. O aumento da população nestes países, vai exercer ainda mais pressão sobre os serviços essenciais como saúde e educação.

Os PMA são definidos pela ONU como aqueles que apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socio-económico. A lista actual é composta por 48 países: 33 de África, 14 da Ásia e um das Caraíbas (Haiti).
 
O investimento em agricultura foi identificado como factor fundamental para ajudar os PMA a obter segurança alimentar e uma nutrição adequada.
 
Na visão dos PMA é fundamental criar um crescimento económico inclusivo e sustentável, erradicar a pobreza e construir uma sociedade forte e resiliente. “Isso será possível somente com uma firme capacidade produtiva e uma infraestrutura económica que alimente um crescimento rápido e inclusivo. Os PMA defendem mais recursos para investir em sectores produtivos, desenvolvimento da actividade privada e aumento da ajuda pública ao desenvolvimento. Defendem a remoção das barreiras alfandegárias e não alfandegárias, acesso significativo aos mercados para todos seus produtos, melhoria da sua capacidade comercial; apoio para a transferência de tecnologia. O director-geral da OMC, Pascal Lamy, concorda que a redução e o fim dos subsídios no mundo rico são primordiais para reconstruir a produção agrícola nos PMA. Os PMA representam apenas 1% do comércio mundial.
 
Na declaração política saída da Cimeira destaca-se o papel chave que a Ajuda Pública ao Desenvolvimento têm no apoio aos PMA e a necessidade dos países assumirem os seus compromissos e se possível os reforçarem em matéria de APD
 
Sublinhou-se igualmente a importância da igualdade de género e da capacitação das mulheres como centrais para alcançar melhores resultados de desenvolvimento e como essenciais para se atingir o Desenvolvimento Social e Humano.
 
Leia a Declaração Política em: http://www.un.org/wcm/webdav/site/ldc/shared/documents/political%20declaration.pdf  
Programa de Acção 2011-2020: http://www.un.org/wcm/webdav/site/ldc/shared/documents/IPoA.pdf  
 
Fonte: IMVF
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010