a 20 ABR 2010

Desenvolvimento: APD portuguesa baixou em 2009

Dinheiro Digital

O valor global da Ajuda Pública ao Desenvolvimento baixou 15,7% em 2009 passando de 620 milhões de dólares em 2008 (0,27% do PIB) para 523 milhões em 2009 (0,23% do PIB), de acordo com dados da OCDE relativos a Portugal.

Do conjunto de países da União Europeia Portugal é um dos que apresenta mais baixas taxas relativas de APD, salienta uma nota da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Apesar de esta redução ter sido motivada pela diminuição do número de linhas de crédito bonificadas concedidas em 2009 e com o facto de os países em desenvolvimento terem começado a pagar os empréstimos concedidos em anos anteriores, «o aumento das verbas destinadas a projectos de Cooperação no terreno deveria ter compensado essa situação assegurando que Portugal mantinha um esforço efectivo no sentido de aproximar a APD nacional das metas estabelecidas», observa a fonte.

No entanto, face à conjuntura financeira internacional dos últimos anos e confirmando que Portugal não conseguiria cumprir o compromisso de canalizar, até 2010, 0,51% do PIB nacional para a ajuda ao desenvolvimento o governo estabeleceu, ainda em 2009, uma nova meta intermédia, comprometendo-se a atingir 0,34% do PIB até ao final do corrente ano.

No entanto, perante os dados agora apresentados «será praticamente impossível atingir este objectivo», antecipa a Plataforma.

Ainda, segundo a entidade que analisou os dados da APD europeia, mantendo-se a actual tendência de evolução da Ajuda ao Desenvolvimento, a União Europeia «não cumprirá os compromissos assumidos em 2005 (canalizar 0,7% do PIB de cada país para APD até 2015) tendo como meta global a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que serão revistos em Nova Iorque, no próximo mês de Setembro».

Fonte: DiárioDigital (