a 13 MAI 2011

Cooperação para o desenvolvimento no novo ciclo político: Plataforma apresenta preocupações

Num momento em que Portugal atravessa um período de crise financeira, económica e social em que se prevê igualmente a abertura de um novo ciclo político, a Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD tem vindo a reunir-se com representantes dos partidos políticos com assento parlamentar.

Com estas audiências, a Plataforma pretende apresentar o seu posicionamento em relação aos desafios que se colocam à área da Cooperação para o Desenvolvimento, aos compromissos assumidos internacionalmente por Portugal, ao relacionamento entre o Estado Português e a Sociedade Civil e à importância da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento.

A Plataforma está também a dar a conhecer aos partidos a Carta Aberta à Ministra da Educação elaborada pelo Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento da Plataforma e apresentada publicamente no passado dia 06 de Maio, na Conferência “Educação para a Cidadania Global: que espaços?”, integrada na edição de 2011 d’Os Dias do Desenvolvimento. Esta Carta, subscrita por 25 ONGD, transmite um conjunto de preocupações, comuns às Organizações subscritoras e à Plataforma, relativamente às propostas governamentais em matéria de educação, nomeadamente a reorganização dos currículos do ensino básico e secundário, que prevê a eliminação da Área de Projecto e da Formação Cívica do elenco das áreas curriculares não disciplinares.

Os partidos políticos têm-se revelado abertos a receber a Plataforma e a ter em consideração as preocupações manifestadas e, até à data, já tiveram lugar as reuniões com os representantes do BE, PEV, PCP e CDS-PP, aguardando-se apenas o agendamento das audiências com o PSD e com o PS.