a 22 MAR 2011

Plataforma Portuguesa das ONGD: 26 anos de trabalho em prol do Desenvolvimento

Lisboa, 23 de Março de 2011: Hoje, dia 23 de Março de 2011, a Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento) comemora 26 anos de trabalho em prol da defesa dos direitos humanos e empenho na afirmação da solidariedade entre os povos.

Foram 26 anos em que a Plataforma Portuguesa das ONGD e as suas associadas muito contribuíram para a construção da agenda política e pública no âmbito da cooperação. No entanto, ainda há muito a fazer e a Plataforma Portuguesa das ONGD está focada no futuro.

No seguimento do trabalho realizado durante o ano de 2010, a Plataforma Portuguesa das ONGD irá continuar a centrar o seu trabalho em duas grandes áreas. Por um lado, na aposta na capacitação das ONGD, essencial para que estas reforcem a capacidade de intervenção e melhorem o seu desempenho e trabalho em prol das comunidades dos países em desenvolvimento; por outro, na consciencialização da opinião pública, das empresas, dos decisores e dos governos para a urgência de promover um desenvolvimento equitativo e participativo, de contribuir para acabar com as desigualdades existentes no Mundo.

Só consciencializando e educando as pessoas para as questões do desenvolvimento é possível unir todos em prol de um interesse comum. E apenas através desta união será possível mostrar aos órgãos políticos a importância destas questões, e assim fazer com que estes tomem decisões que permitam ir ao encontro do objectivo base de todas as ONGD: “ a criação de um mundo mais justo e equitativo”.

Somos a primeira geração com condições, recursos e capacidade para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), para acabar com as desigualdades e conseguir criar um mundo mais justo e equitativo. Temos de agir. É a responsabilidade de todas as ONGD, das empresas, dos governos, dos portugueses, de todos nós.