a 10 JAN 2011

Centenas de Estudantes Universitários participam no Desafio que se propõe mudar o Mundo

Lançado pela Agência ODM (projecto da ONGD Associação PAR – Respostas Sociais), o ODM Campus Challenge é um desafio que está a Desafiar e Activar os estudantes do ensino superior em Portugal para que, em equipa, respondam a desafios em prol dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)*.

Cooperação, solidariedade, empenho e uma equipa de 3 a 5 elementos é o necessário para participar numa competição amigável que, segundo a coordenadora do desafio Sara Peres Dias, “visa incitar os jovens a pensarem globalmente e agirem localmente - “think globally, act locally” – em busca de um mundo mais igualitário, justo e solidário”.

O ODM Campus Challenge já conta com 33 equipas e mais de umas centena de jovens participantes de todo o país, que têm vindo a superar os vários desafios colocados online. Desafios que podem ir desde a criação de acções de sensibilização, a organização de conferências ou ainda à recolha fotográfica e projecção de filmes e documentários sobre os ODM nas suas faculdades.

O desafio final será a criação de uma campanha de transformação social inspirada pelos ODM. A equipa que criar a campanha mais votada terá a oportunidade de conhecer um país africano de língua oficial portuguesa (PALOP), numa viagem de 10 dias com despesas de transporte, alojamento e alimentação pagas.

Os jovens vencedores terão contacto directo com a realidade de um PALOP, onde poderão comprovar a importância de se alcançar os ODM ao se envolverem num projecto de cooperação para o desenvolvimento e conhecerem outros jovens que fazem das causas sociais e humanitárias um modo de vida.

Durante esta viagem, serão registadas imagens, sons e testemunhos para inspirar a transformação social nas universidades. A “Campanha Pelos ODM” vencedora será então integrada na estratégia da Agência ODM e implementadas a nível nacional.

Com o apoio institucional da Presidência da República e da Campanha do Milénio das Nações Unidas, o ODM Campus Challenge conta com o patrocínio de entidades como o Programa “Juventude em Acção” da União Europeia, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Bolsa de Valores Sociais.

Para inscrições (abertas até 31 de Março) ou mais informações visite
www.odmcampuschallenge.org.pt