a 04 JAN 2011

Mais de 100 milhões de voluntários na UE

O trabalho voluntário envolve actualmente mais de cem milhões de europeus, um número ainda assim considerado insuficiente pela União Europeia que decidiu instituir em 2011 o Ano Europeu do Voluntariado, com vista a promover uma cidadania mais activa.

De acordo com a plataforma portuguesa das ONGD (Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento), o objectivo é incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela comunidade, pelos Estados-membros e pelas autoridades locais e regionais no sentido de criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado.

Considerando que o voluntariado tem um papel fundamental no desenvolvimento social da Europa, não só a nível nacional mas também em acções desenvolvidas nos países em desenvolvimento, a plataforma das ONGD reforça a necessidade de mais voluntários para alcançar os objectivos de desenvolvimento do milénio (ODM).

Mais de 100 milhões de europeus estão actualmente envolvidos em actividades voluntárias, segundo uma pesquisa do Eurobarómetro, que revelou ainda que em 2006 três em cada dez europeus afirmaram ser voluntários activos e que cerca de 80 por cento dos inquiridos consideraram que o voluntariado é uma parte importante da vida democrática na Europa.

Os dados apresentados nos últimos estudos das Nações Unidas mostram que as metas traçadas até 2015 (ODM) estão cada vez mais difíceis de alcançar, pelo que é essencial um maior envolvimento no trabalho voluntário, que já tem tido um papel fundamental nos resultados obtidos, realça a plataforma das ONGD. Como exemplo, refere os dados das Nações Unidas que dão conta de uma redução do número de pessoas que vive abaixo do limiar da pobreza de 1800 para 1400 milhões entre 1990 e 2005.

Fonte: DN