a 22 DEZ 2010

24ª Assembleia-Geral da Plataforma Portuguesa das ONGD

Decorreu no passado dia 15 de Dezembro, nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa, a 24ª Assembleia Geral (AG) Ordinária da Plataforma Portuguesa das ONGD.

As associadas presentes nesta AG aprovaram o Plano de Actividades e a Previsão Orçamental para 2011. Ao longo de 2011 a Plataforma irá continuar a implementar um conjunto de acções estruturadas com base nos 5 eixos essenciais que tem guiado a sua actuação nos últimos anos:

1. Reforço da participação da Plataforma nos fóruns de debate nacionais e internacionais, relacionados com os principais temas em que as suas associadas têm intervenção;
  2. Aprofundar e solidificar as relações ONGD/Estado e participação no esforço de qualificação da Cooperação Portuguesa;
  3. Valorizar os recursos humanos e as capacidades técnicas e operacionais das ONGD;
  4. Maximizar a capacidade de informação e sensibilização da opinião pública relativamente à Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento, e ao papel que as ONGD têm neste âmbito;
  5. Melhorar a organização e o funcionamento interno da Plataforma;

Foram também votadas nesta AG as candidaturas de ONGD a membro da Plataforma, o que resultou na admissão de 15 novas associadas, elevando para 69 o número de organizações que em 2011 estarão reunidas na Plataforma Portuguesa das ONGD.

Esta Assembleia Geral decorreu após uma sessão de trabalho, que decorreu durante a manhã e início da tarde de dia 15, sobre o “Fórum Aberto sobre a Eficácia do Desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil”, e que serviu de ponto de partida para um debate participativo com as ONGD da Plataforma, que terá desenvolvimento ao longo de 2011, procurando construir um contributo da Sociedade Civil Portuguesa para as discussões que decorrem a nível mundial sobre este tema, no âmbito do Open Forum for CSO Effectiveness.