a 08 ABR 2010

A Plataforma n’Os Dias do Desenvolvimento

3ª Edição d’ Os Dias do Desenvolvimento

A Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento esteve presente na 3ª Edição d’ Os Dias do Desenvolvimento, no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 21 e 22 de Abril.

Neste evento, através do debate para a reflexão e aprofundamento dos temas relacionados com Desenvolvimento, pretendeu-se reforçar as redes profissionais e sectoriais do desenvolvimento, contribuir para a consciencialização da opinião pública e dos decisores para a necessidade de cumprimento das metas a que Portugal se comprometeu no quadro dos compromissos para 2015 dos Objectivos do Milénio.

Abertura
A Cerimónia de Abertura do Evento teve muitos ilustres convidados, como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Dr. Luís Amado, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. João Gomes Cravinho, e o Presidente do IPAD, o Dr. Manuel Correia.

Stand e Escolas
Com esta iniciativa foi possível criar um ambiente de envolvência para as escolas, desafiando-as através de um percurso de descoberta, de aventura e de exploração dos diversos stands. Nestes espaços tinham à sua espera algumas actividades, desenvolvidas em prol de um mundo mais equitativo e solidário e que despertam a sua curiosidade para uma realidade diferente daquela com que são confrontados diariamente. Este ano, a chave da descoberta da Plataforma foi um pequeno globo, associada à visão unificadora do mundo; no stand, os alunos dos vários anos lectivos foram recebidos com um pequeno jogo da glória, que colocava à prova os seus conhecimentos e a sua perspicácia face aos recursos e condições que Portugal dispõe para a cooperação.

Fotografia: Rita Caetano

A Plataforma Portuguesa das ONGD em colaboração com o grupo de teatro Companhia apresentou também um pequeno espectáculo de teatro: "Os Caçadores de Manatim". Esta peça é uma adaptação de um conto tradicional das Ilhas Urok, e funciona como um alerta para a problemática do esgotamento dos recursos de que dispomos.

Conferências
A par das actividades, decorreram simultaneamente conferências com um painel de oradores bastante rico. Destaque para a conferência sobre Educação para o Desenvolvimento (http://www.ipad.mne.gov.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=569&Itemid=334) que teve a colaboração da Plataforma Portuguesa das ONGD. Outra das conferências com muita participação foi  “Conhecimento, Capacitação e Transferência de tecnologia”, organizada pela UMIC e em parceria com o IPAD, IP e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Tendo em conta que somos a primeira geração com condições, capacidade e recursos para acabar com estas desigualdades e criar um mundo mais justo, outra das conferências que despertou bastante interesse foi “Media, Cidadania e Desenvolvimento”. Reconhecendo o papel de interlocutor de excelência aos media, na difusão de imagens de crise e de conflito, é pertinente debruçarmo-nos sobre o seu papel na construção de uma cidadania mais critica e activa, numa cooperação mais inclusiva.