|
a 07 DEZ 2010

Cimeira UE/África marcada por apelo africano ao investimento

A III Cimeira União Europeia/África terminou esta terça-feira em Tripoli, com um apelo ao investimento e uma de parceria renovada entre os dois continentes. A sessão de encerramento foi presidida por José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Jean Ping, presidente da Comissão da União Africana.

Foram dois dias de uma cimeira que acabou por deixar muito a desejar quanto mais não seja pela ausência de vários chefes de Estado. No final, ficou um apelo ao investimento e uma promessa renovada de parceria entre os dois blocos.
 
Na conferência de imprensa que encerrou os trabalhos, Jean Ping sublinhou que "o investimento estrangeiro vai sempre para a Ásia" e lamentou que as medidas "impostas" no passado por instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) "não tenham produzido o efeito que tinha sido anunciado pelos seus promotores". Por sua vez, Durão Barroso referiu que "a ajuda ao desenvolvimento não é suficiente", sendo precisos "investimento e organização institucional" para a criação de emprego e o crescimento económico.
 
O encontro ficou marcado também pelo conflito político entre o anfitrião e vários membros da União Africana. Kadhafi deixou o recado essencial no seu longo discurso de abertura, ao avisar a UE que África tem outros parceiros à espera, como a China.
 
África tem um grande caminho a percorrer”
 
Durão Barroso considera que "África tem um grande caminho a percorrer em termos de organização". Uma ideia refutada por Jean Ping em tom irónico ao afirmar: "talvez o presidente da Comissão Europeia ofereça afinal um falso remédio, que pode afogar África em vez de a salvar".
 
No balanço final deste encontro na capital da Líbia, destaque para as ausências dos principais líderes europeus, como o Presidente francês Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
 
Fonte: Sic/Lusa

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010