a 05 ABR 2010

Ban Ki-moon pede plano de acção acelerado para alcançar ODM

Numa altura em que faltam cinco anos para o fim do prazo fixado para a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), o Secretário-Geral Ban Ki-moon afirmou que os progressos registados têm sido desiguais e que, sem um plano de acção acelerado, vários Objectivos não serão provavelmente atingidos em muitos países.

"Apesar dos tempos económicos difíceis, apesar dos progressos lentos em muitas frentes, ainda podemos realizar os Objectivos de Desenvolvimento o Milénio dentro do prazo que fixámos – 2015", disse o Secretário-Geral aos jornalistas, na sua conferência de imprensa mensal, em Nova Iorque, a 16 de Março.

Ban Ki-moon divulgou um novo relatório, intitulado Keeping the Promise, em que apresenta um novo plano de acção destinado a incentivar os governos, os actores da sociedade civil, as empresas privadas, as instituições filantrópicas e o sistema multilateral a agirem "eficiente, eficaz e colectivamente".

"A cinco anos de 2015, o fim do prazo acordado, estamos numa encruzilhada", disse o Secretário-Geral à Assembleia Geral, ao apresentar o relatório.

A reunião de alto nível de Setembro proporciona uma oportunidade "de mantermos a nossa promessa a milhares de milhões, sim, milhares de milhões de pobres e de pessoas vulneráveis", declarou. "Trata-se de uma necessidade prática e de um imperativo moral".

Fonte: Boletim do Centro Regional de Informação das Nações Unidas