a 15 NOV 2010

No passado dia 10 de Novembro, decorreu o Seminário "Mensagens" nas Estratégias de Comunicação: uma questão de Direitos Humanos, um projecto da Plataforma Portuguesa das ONGD, com o apoio científico da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e o apoio financeiro do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

A sua abertura contou com a presença de Hermínia Ribeiro (Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD), Sérgio Guimarães (Chefe da Divisão de Apoio à Sociedade Civil do IPAD) e André Sendin (Vice-presidente da ESCS).

O auditório da Vieira de Almeida Associados ficou praticamente esgotado - aproximadamente 100 pessoas - entre as quais, estudantes de comunicação, técnicos de comunicação de ONGD, Câmaras Municipais e outras organizações da Sociedade Civil. Participaram numa primeira sessão, subordinada ao tema “Dignidade, Respeito e Verdade”, que contou com a presença do Professor João Tiago Proença (Escola Superior de Comunicação Social / Instituto de Filosofia de Linguagem) e do Professor Gregory Payne (Boston Emerson College / Escola Superior de Comunicação Social).

Moderado pela Professora Mafalda Eiró-Gomes, decorreu um debate bastante frutífero para todos os participantes, acerca dos caminhos a seguir para a utilização da comunicação como veiculo para a mudança de comportamentos, a mudança social.

O período da tarde teve início com uma mesa aberta sobre "Mensagens" nas Estratégias de Comunicação Pública: uma questão de Direitos Humanos. A mesa foi moderada pela Professora Mafalda Eiró-Gomes e teve como oradores: Hermínia Ribeiro - Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, Maria Helena Palacino - Directora do Projecto Municipal Migrações e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal, Conceição Zagalo - Presidente do Grupo de Reflexão e apoio à cidadania Empresarial – Portugal, Alda Telles - Presidente do Conselho Consultivo e de Ética da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa e o António Torres - Técnico Superior da Divisão de Apoio à Sociedade Civil do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

Salientado o papel que diferentes organizações da sociedade civil podem ter para a mudança social, a intervenção de todos culminou com a apresentação de algumas recomendações sobre os cuidados a ter na escolha e implementação das "mensagens" nas estratégias de comunicação.

Decorrida a pausa justa, teve, então, lugar a Conferência pré-curso Comunicação para a Mudança Social: from empowerment to advocacy, cujos temas chave foram a Comunicação, o Jornalismo para a Democracia e o Desenvolvimento Sustentável. O Presidente da Sessão foi o Professor Mário Mesquita - Membro do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em parceria com o Conferencista Geraldo Vieira Filho da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Brasil), que abordou o papel do jornalismo para a mudança social. Após estes contributos, o debate sobre algumas questões foi inevitável, uma vez que suscitou o interesse da audiência.

Fotografia de Marta Castro

Posteriormente, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro, teve lugar, na Escola Superior de Comunicação Social o Curso Comunicação para a Mudança Social: from empowerment to advocacy que contou com sessões orientadas pela Professora Mafalda-Eiró Gomes (Escola Superior de Comunicação Social), Professor Gregory Payne (Boston Emerson College / Escola Superior de Comunicação Social), Geraldo Vieira Filho (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e pelo Professor Nadim Habib (Escola Superior de Comunicação Social).

Pelo sucesso e participação de todos, o nosso obrigado.