|
a 18 OUT 2010

Combate à pobreza exige envolvimento de todos

Se os Objectivos do Milénio não forem atingidos, "será um fracasso colectivo, lamentável e doloroso para os pobres", diz o presidente da Cáritas.

A mensagem da Cáritas para o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala domingo, lembra que o problema atinge 20% da população mundial e diz que "não haverá desculpas" se não se cumprirem os Objectivos do Milénio (ODM).
 
O primeiro ODM é erradicar a pobreza extrema e a fome, reduzindo-a para metade até 2015. O presidente da Cáritas reconhece que tem havido "alguns progressos", mas lembra que há países, particularmente de África, onde os "avanços na luta contra a pobreza ou não têm existido ou têm sido diminutos".
 
Mas, se os Objectivos do Milénio não se alcançarem até 2015 "não teremos desculpas. Será um fracasso colectivo, lamentável e doloroso para os pobres", escreve o Presidente da Cáritas.
 
Eugénio da Fonseca acrescenta que "os pobres não necessitam de governantes que instituam a cultura do dinheiro fácil e a corrupção", mas sim de "governantes do milénio para o desenvolvimento (...) que promovam a cultura da educação, a formação e o trabalho digno, que permita aos pobres beneficiarem das riquezas dos seus países".
 
Para Eugénio da Fonseca, a responsabilidade pela redução ou prevenção da pobreza não cabe apenas aos Governos dos países, mas "a todos os cidadãos, individualmente ou integrados em organizações". E nesse sentido "a Cáritas, alicerçada nos princípios da Doutrina Social da Igreja, tem contributos válidos nos domínios sócio-políticos. E quer assumi-los".
 
A mensagem lembra que em todo o mundo 1,2 mil milhões de pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia e há 850 milhões que passam fome. Mesmo na União Europeia, considerada uma das regiões mais ricas, há 17% da população a viver no limiar da pobreza.
 
Ângela Roque
 
Fonte:
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=95&did=124383

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010