|
porPlataforma ONGD
fonteONU
a 13 SET 2019

O QUE SE VAI DISCUTIR NA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS?

A última semana de setembro é anualmente marcada pela realização da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em que chefes de Estado e de Governo se reúnem para discutirem os principais desafios para um Desenvolvimento Sustentável global, inclusivo e que, seguindo o lema da Agenda 2030, aprovada em 2015, não deixe ninguém para trás.

Em 2019, para além da Assembleia Geral da ONU, decisores políticos mundiais, jovens, e representantes de organizações da Sociedade Civil de todo o mundo participarão numa série de cimeiras e reuniões de alto-nível que terão como objetivo fazer um balanço dos avanços e recuos ao nível das concretizações com vista ao Desenvolvimento Sustentável, e reforçar os esforços conjuntos para a sua promoção nos próximos anos.

A semana começará com a realização da Cimeira Ambiental da Juventude (21 de Setembro) em que jovens de todo o mundo apresentarão as suas propostas e soluções para enfrentar os principais desafios ambientais relacionados com as alterações climáticas e a mitigação dos seus efeitos.

A Cimeira para a Ação Ambiental decorrerá no dia 23 de Setembro, promovida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e pretende demonstrar que as soluções para problemas ambientais que enfrentamos coletivamente obrigam a um reforço de uma ação conjunta que reúna governos, sociedade civil, empresas e academia e permita implementar as medidas necessárias para que os objetivos definidos em 2015 no Acordo de Paris possam ser cumpridos.

No dia 24 de Setembro, Organizações da Sociedade Civil de todo o mundo participarão no Fórum da Sociedade Civil, que pretende continuar a dar espaço a uma voz forte da sociedade civil na implementação e monitorização de uma estratégia global de promoção de um Desenvolvimento Sustentável, fazendo um retrato realista da implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apontando soluções para as principais falhas que se têm verificado em muitos países e regiões do mundo.

A 24 e 25 de setembro, os chefes de Estado e de Governo reunir-se-ão para a  primeira Cimeira dos ODS após a aprovação da Agenda 2030 em Setembro de 2015. Nesta cimeira farão o seu balanço da concretização nacional e global da Agenda 2030 e dos ODS, esperando-se que, face ao agravamento dos problemas ambientais e das desigualdades a nível global, reassumam um compromisso real que permita abordar conjuntamente os desafios globais que todos e todas enfrentamos.

Poderá também saber mais sobre estas cimeiras seguindo a página de Facebook do Fórum da Sociedade Civil para os ODS e do site da SDG Watch.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010