porMundo A Sorrir
fonteMundo A Sorrir
a 29 MAI 2017

Mundo A Sorrir já assistiu 24 mil crianças de São Tomé e Príncipe

Projecto “Saúde a Sorrir” assinala quatro anos.

A ONG Mundo A Sorrir, através do projecto Saúde a Sorrir realizou, em quatro anos, mais de 24 mil rastreios médico-dentários a crianças das escolas do 1ºCiclo de São Tomé e Príncipe. A estes números, somam-se ainda 3.400 tratamentos médico-dentários e a doação de cerca de 23.000 escovas e pastas de dentes, assim como diversas palestras de sensibilização.

“São resultados muito positivos que nos motivam e incitam a fazer mais e melhor. Com a realização de duas missões por ano, conseguimos acompanhar de forma contínua estas crianças, podendo garantir a alteração de hábitos nocivos, a implementação de rotinas saudáveis e a diminuição da prevalência de doenças como a cárie dentária ou a diabetes”, explica Catarina Sousa, coordenadora do projecto.

O projecto Saúde a Sorrir tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde da população socioeconomicamente vulnerável e intervém em três áreas: a prevenção, a assistência médica e a capacitação.

Capacitar os professores e os profissionais de saúde locais para a importância da correcta escovagem dentária e a sua relação com a Saúde Oral, os estilos de vida saudáveis e a saúde em geral é outras das prioridades do projecto Saúde a Sorrir.

A acrescentar a este projecto, a Mundo A Sorrir pretende dar continuidade ao trabalho neste país africano, implementando o projecto “Aprender A Ser Saudável”, que visa a escovagem dentária acompanhada, em contexto escolar, a sensibilização para a importância da nutrição e da prática de actividade física.

Para assinalar o 4º aniversário desde a sua implementação, a ONG organizou, no dia 20 de maio, um encontro em São Tomé e Príncipe, apresentando todos os marcos do projecto até à data e perspetivando as metas futuras. O evento contou com a presença de membros de empresas e instituições parceiras.